Ultimas Noticias

Alesp derruba veto de Doria, e igrejas se tornam essenciais



Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) derrubaram, nesta terça-feira (26), veto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a um Projeto de Lei (PL) que estabelece a atividade religiosa como essencial para a população paulista em situações de crise, como a pandemia da Covid-19.

O PL 299/2020 é de autoria dos deputados Gil Diniz (sem partido) e Gilmaci Santos (Republicanos) e havia sido aprovado na Casa em dezembro do ano passado.


– Apresentamos esse projeto no começo do ano. Ele tramitou entre as comissões e foi para o plenário. No momento em que foi para o governador, ele vetou completamente o projeto – afirmou Gilmaci.

De acordo com o deputado, os templos devem continuar adotando os protocolos sanitários, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, mas não o extremo protocolo de serem fechados.

O deputado Altair Moraes (Republicanos) também ressaltou a importância do trabalho das igrejas no meio social.

– [A religião] é um braço do governo, um braço do Estado. Onde o Estado não chega, nós chegamos. Nesse tempo de pandemia, [ela] foi essencial – argumentou.

– É um projeto que protege todos os templos, o trabalho de todas as religiões. Isso é muito importante – pontuou a deputada Janaina Paschoal (PSL).

O deputado Wellington Moura (Republicanos), presidente interino da Alesp, afirmou que os deputados têm a prerrogativa de votar contra ou de manter o veto.

– Derrubamos o veto porque entendemos que as igrejas têm um papel fundamental neste momento. Em catástrofes ou situações de crise, igrejas e hospitais devem permanecer abertos.

Wellington garante ser uma satisfação aprovar a derrubada do veto.

– Para a gente, é uma alegria ver isso hoje, diante de tantas lutas que as igrejas passaram de ficarem fechadas, com o povo chorando, pedindo uma oração, e a igreja não podendo ter culto naquele momento. Mas, a partir de agora, nós temos a garantia de que as igrejas continuarão sendo um serviço essencial no estado de São Paulo – concluiu.

Pleno News

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino