quinta-feira, 1 de julho de 2021

Urgente: Após reunião entre Igreja de Abreu e Lima e CGADB, Pastor Roberto José volta atrás e adotará lições da CPAD






Pela primeira vez após a polêmica que estremeceu as estruturas do mundo assembleiano no Brasil envolvendo a Assembleia de Deus em Abreu e Lima/PE e a lição do 3º trimestre de 2021, da editora CPAD, comentada pelo Claiton Ivan Pommerening, o pastor Roberto José dos Santos, após se reunir nesta terça-feira (29) com o pastor José Wellington Costa Júnior, presidente da CGADB resolveu quebrar o silêncio, pediu perdão no que ele denominou de “inquietações” geradas pelas publicações que não foram autorizadas e afirmou que adotará com ressalvas a lição da CPAD do 3º trimestre de 2021, cujo tema é: ” O plano de Deus para Israel em meio à infidelidade da nação”, comentada por Claiton Ivan Pommerening.

Autor da revista

Na nota, o pastor Roberto José dos Santos afirma que nada tem nada contra o comentarista Claiton Ivan Pommerening, que foi acusado por Santos de possuir“posições ideológicas marxistas, apoiar à teologia da libertação e a promoção do ecumenismo em ambientes confessionais assembleianos. No entanto, o pastor Roberto José dos Santos afirmou que não concorda com algumas ideias expostas em relação a posicionamentos particulares em suas publicações acadêmicas e teológicas.

Pedido de perdão


Ainda na nota, o pastor faz um pedido de meia culpa, pede perdão pelas inquietações geradas pelas publicações “não oficiais e não autorizadas”, e diz esperar que a Assembleia de Deus esteja sempre vigilante e tomando as providências necessárias para a sua constante edificação.

Polêmica

A polêmica criada em torno da lição e do comentarista foi assunto nas últimas semanas em todo o Brasil, com vários pedidos de explicações à Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil, colocando em xeque a credibilidade do Conselho de Doutrina da CGADB. Por meio de nota, a CPAD se manifestou posteriormente, assim, como algumas convenções declaram apoio e afirmaram que iriam adotar a referida lição.











Entenda:

A Assembleia de Deus na cidade de Abreu e Lima, estado de Pernambuco, presidida pelo pastor Roberto José dos Santos, 2º secretário da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), tomou uma decisão inusitada e talvez jamais adotada antes por um líder evangélico no Brasil, que foi proibir o uso de revista da Escola Bíblica Dominical, que será lecionada no 3º trimestre de 2021, cujo tema é: ” O plano de Deus para Israel em meio à infidelidade da nação”, comentada por Claiton Ivan Pommerening.

Segundo informativo que circula entre os membros e professores da Escola Bíblica em Abreu e Lima, o presidente pastor Roberto José dos Santos, suspendeu a lição alegando que o comentarista da lição, pastor Claiton Ivan Pommerening, possui “posições ideológicas marxistas , apologia à teologia da libertação e promoção do ecumenismo em ambientes confessionais assembleianos”.

Ainda segundo o informativo, o referido comentarista é “defensor de linhas discursivas que se opõem claramente à nossa declaração de fé”, ou seja, segundo o líder assembleiano pastor Roberto, o comentarista Claiton Ivan jamais deveria ser aprovado para escrever lição pela editora CPAD.
Confira na íntegra o texto

Informativo sobre lições da EBD para classe de Adultos ( 3º trimestre de 2021) 🔸

Comunicamos aos dirigentes de EBD, que segundo orientação do Pastor Presidente Roberto José do Santos Lucena e do Conselho de Doutrina da IEADALPE, a lição ” O plano de Deus para Israel em meio à infidelidade da nação “, comentada por Claiton Ivan Pommerening” está SUSPENSA . Em seu lugar, utilizaremos nas classes de adultos, a lição de Jovens “Vigilância, Justiça e o culto a Deus”, que tratará de conteúdos referentes aos Profetas Menores.

A suspensão da referida lição de adultos se dá em causa do seu comentarista ser defensor de linhas discursivas que se opõem claramente à nossa declaração de fé, a saber: posições ideológicas marxistas , apologia à teologia da libertação e promoção do ecumenismo em ambientes confessionais assembleianos.

Em tempos de apostasia, frieza espiritual e falta de temor, nossos corações devem estar livre de todo e qualquer ” fermento que leveda toda a massa (Gl 5.9)”, mesmo aqueles que vem por meio de mensagens sutis contrárias à nossa doutrina, amparada nas Sagradas Escrituras, nossa única regra de fé e prática. Relembrando o alerta do apóstolo Paulo: ” Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos (2 Tm 3.1-9)”, estejamos sempre atentos às situações com “aparência de piedade”, mas que na verdade “não irão avante, pois manifesto será o seu desvario”.

Firmes no Senhor, prossigamos ensinando e aprendendo a sua Palavra: poderosa, eterna,. imutável, viva e eficaz. Pois tudo passa, mas a Palavra permanece.

Solicitamos que esta mensagem seja repassada a todos os professores de Escola Dominical, em TODAS as congregações de nossa IEADALPE.

Abreu e Lima, 24 de Maio de 2021

Superintendência da EBD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...