Ultimas Noticias

Partido Novo decide apoiar impeachment de Bolsonaro


O Novo irá formalizar o apoio da legenda à abertura de processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Em nota divulgada nesta segunda-feira (5), o partido diz que tomou a decisão “após detalhada análise técnica, consultas a juristas, discussões e ampla reflexão sobre os fatos apresentados e consolidados pela CPI da Pandemia”, e que chegou à conclusão que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade.

Segundo o posicionamento da sigla, a pandemia de Covid-19 “escancarou a incapacidade” de Bolsonaro liderar a nação.

– Todos os países viveram momentos trágicos. Porém, no nosso país, a crise foi agravada pelo descaso, omissão, incompetência e, possivelmente, corrupção do governo federal – afirma a legenda.

O partido diz apoiar “principalmente” o pedido de impeachment protocolado na semana passada pelo movimento Vem Pra Rua – feito antes do chamado “superpedido”, apresentado na última quarta-feira (30), unindo mais de 100 pedidos que já foram encaminhados à presidência da Câmara. O Novo também afirma que tem se mantido distante das manifestações de rua contra Bolsonaro.

Além do combate ao vírus, a sigla alega que há “fortes indícios” de prevaricação no suposto esquema de corrupção na compra do imunizante Covaxin. Ao citar os depoimentos do deputado Luis Miranda (DEM-DF) e de seu irmão Luis Ricardo, servidor do Ministério da Saúde, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o Novo defende a investigação dos contratos.

De acordo com o Novo, supostas interferências de Bolsonaro na Polícia Federal, Ministério da Justiça e na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) configuram crimes de responsabilidade.

– O presidente notoriamente atua contra instituições do Estado de Direito, participa com frequência de manifestações antidemocráticas, tenta a todo custo descredibilizar o processo eleitoral – até mesmo as eleições de 2018, quando foi eleito para o atual mandato presidencial – diz a sigla.

Após ser um dos partidos mais fiéis ao presidente, no início do ano, o Novo declarou que iria fazer oposição ao governo Bolsonaro, mas de forma independente na Câmara dos Deputados, sem se aliar ao bloco de oposição em si. À época, o Novo informou que o governo federal abandonou pautas fundamentais, como “reformas essenciais para o cidadão e para o retorno ao crescimento sustentável do país”.


Pleno News

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino