sexta-feira, 16 de julho de 2021

Igreja Maradoniana é inaugurada no México


 
Em Puebla, a 130 km da Cidade do México, foi inaugurada uma igreja em homenagem ao craque argentino Diego Armando Maradona, que faleceu em novembro do ano passado.

Essa é a primeira Igreja Maradoniana no país, que fica localizada na rua 5 de Mayo, no bairro de San Andrés Cholula.

O objetivo da denominação é homenagear e “adorar” o camisa 10, em especial no país onde ele “tocou o céu com as mãos”, alusão ao famigerado gol feito com a mão esquerda no jogo contra a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986.

O culto ao camisa 10 da Seleção Argentina já iniciou há alguns anos, e fez com que o argentino, naturalizado mexicano, Marcelo Buchet, decidisse erguer em maio deste ano os alicerces do “templo” dedicado ao craque que “disputa” com Pelé o título de melhor jogador de futebol da história.

A Igreja Maradoniana do México é uma congregação, já que ela existe desde 1998 e conta com cerca de 40 mil membros espalhados em todo o mundo, segundo o site Goal.

“Como somos muito carentes de identidade, nós argentinos não temos onde nos agarrar e entre Maradona e Nossa Senhora, não tive dúvidas. Por exemplo, para os mexicanos a Virgem de Guadalupe, para mim, Maradona é mais importante”, afirma Buchet, citado pelo Olé.

Ele vive há 20 anos no México e conheceu Maradona quando era diretor técnico do clube mexicano Dorados de Sinaloa.

“Nossa igreja não é contra nenhuma religião. Ninguém é desrespeitado e podem ser realizados eventos sociais. Os torcedores podem vir com um padre para realizar casamentos, batizados ou primeiras comunhões”, comenta o fundador da Igreja Maradoniana do México ao portal esportivo.

Entre as “relíquias” expostas no “templo religioso” em Puebla, há um destaque para várias camisas autografadas. “Muita memória, jornais de quando ele faleceu, camisetas de vários times e vídeos”, diz Marcelo Buchet ao Olé.

Vale destacar que a Igreja Maradoniana é apenas uma espécie de museu, e na sede da Argentina, possui mandamentos e até orações ao “deus” camisa 10.

Fuxico Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...