sexta-feira, 19 de março de 2021

Igrejas e templos religiosos proibidos de funcionar após novo decreto em PE

 


Igreja vazia durante pandemia do covid-19



As igrejas e templos religiosos estão proibidos de funcionar a partir da quinta-feira (18), até o dia 28 de março, devido a nova medida do Governo de Pernambuco. De acordo com o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, apenas serviços essenciais funcionarão durante o período.

Com o novo pico da crise, no qual a taxa de ocupação de UTI está com 96%, algumas lideranças e instituições religiosas reagiram a nova determinação adotada pelo governo.

“Sou completamente contrária a essas medidas absurdas, que já se mostraram ineficazes. A igreja é essencial, como é essencial o trabalho de quem precisa levar alimento pra casa. Estamos analisando medidas com grupos de advogados cristãos para resolvermos que providências poderão ser adotadas”, disse a deputada evangélica, Clarissa Tércio (PSC), ao Diário de Pernambuco.

O deputado Pastor Cleiton Collins (PP), autor do Projeto de Lei 1094/2020, que tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e visa incluir o serviço religioso como atividade essencial, afirma que as práticas religiosas são fundamentais.

“Tomaram a decisão de endurecer as medidas, numa quarentena de mais dez dias. Praticamente todo o comércio estará fechado e não funcionará. As igrejas estarão abertas para a realização de cultos on-line, atendimento pastoral, a parte da estrutura da igreja, departamento de intercessão, enfim, entrega de cestas básicas. A igreja é essencial nesse momento. Ela vai estar com todo rigor, com certeza, participando. As autoridades sanitárias têm pressionado para que diminua o contágio da Covid-19, que está muito grande no Estado. Não é uma boa notícia”, disse o deputado, que também é pastor da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira, em vídeo divulgado nas mídias sociais.
Advertisement





No último dia 3 de março, os membros da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiram, por 5 a 3 votos, negar o Projeto de Lei. A decisão ainda está aberta a recursos.

Votaram a favor do projeto os deputados Alberto Feitosa (PSC), Priscila Krause (DEM) e Romero Sales (PTB). O restante da Comissão, Antônio Moraes (PP), Tony Gel (MDB), Aluisio Lessa (PSB), Diogo Moraes (PTB) e o relator da sessão, João Paulo (PCdoB), votaram contra.

Assembleia de Deus

Uma das mais populares vertentes da igreja protestante em Pernambuco, se posicionou contra as manifestações realizadas por evangélicos de outros grupos contra a nova determinação.

Em nota, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) classificou o período como “delicado” e exigiu “prudência e responsabilidade”.

“A igreja não participou e nem participará de nenhum protesto contra as determinações das autoridades e lamenta o agravamento da pandemia em todo o País. A IEADPE reitera seu compromisso com a pregação da Palavra de Deus, que será mantida com os recursos de comunicação disponíveis, e o respeito à vida de todas as pessoas”, diz o trecho da nota.

Igreja Católica

A Arquidiocese de Olinda e Recife, através do seu Conselho Episcopal, anunciou nesta terça-feira (16), orientações para a Comunidade Católica mediante as novas medidas restritivas.

“Pedimos aos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e a todo o povo de Deus que intensifiquem as orações pela superação desta pandemia, o cumprimento das medidas restritivas da emergência sanitária e que incentivem a recepção da vacina contra a Covid-19”, escreveu o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido.

Entre as orientações estão que as celebrações eucarísticas só deverão acontecer pela internet. Já os casamentos, crismas e de batizados devem ser remarcados. O texto ainda informa que as vias-sacras públicas e as procissões não devem ser realizadas. A arquidiocese também ressaltou que só será permitida a peregrinação apenas da imagem, conduzida em um automóvel, seguida por um carro de som.

“Sobre as Confissões, não se estabeleça horário. Contudo, não se deixe de atender a quem que, de forma individual, solicite, respeitando as medidas de prevenção sanitária”, informa.

Segundo a arquidiocese, as secretarias paroquiais funcionarão em horário especial a ser definido pelo pároco ou administrador paroquial.

Situação epidêmica

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco adquiriu 519 respiradores para reforçar a rede de assistência aos pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, desde o início da pandemia. A secretaria informou que 75 novos equipamentos adquiridos serão enviados para os hospitais regionais de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Salgueiro e Palmares, além do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. A secretaria ressaltou que também são esperados mais 75 aparelhos nos próximos dias.

“O Governo de Pernambuco vai continuar fazendo sua parte. Mas, sozinho, este esforço vai ter um impacto muito limitado. É preciso a compreensão de todos. Volto a fazer um apelo em nome da saúde de Pernambuco e pela da vida dos pernambucanos: seja um agente de proteção. Faça sua parte: fique em casa”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva online na tarde da segunda-feira.

Segundo a secretaria, na última semana 180 novas vagas foram disponibilizadas, e ao todo já são 2.321 leitos no território pernambucano, sendo 1.253 de UTI. A expectativa da SES-PE é que, nas próximas horas, mais 12 vagas de UTI do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no Recife, passem a receber pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos. Para esta terça-feira (16), outros dez leitos de UTI pediátrica devem entrar em funcionamento no IMIP, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Atualmente são 320.931 casos confirmados da doença, sendo 33.804 graves e 287.127 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Foram a óbito 11.471 pessoas em Pernambuco.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...