sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Vitória! Pastor é libertado da prisão no Vietnã



Após quatro anos preso, o pastor A Dao foi libertado no Vietnã. O cristão liderava a Montagnard Evangelical Church of Christ e era ativo na luta pela liberdade religiosa no país. Ele foi detido após participar de uma conferência religiosa no Timor Leste, em agosto de 2016. Na ocasião, os familiares do líder cristão só tiveram notícia dele após cinco dias da detenção.

+ COVID-19: cristãos são excluídos de ajuda do governo do Vietnã

Em abril de 2017, o pastor A Dao foi condenado a cinco anos de prisão sob a acusação de “ajudar indivíduos a fugir ilegalmente para o exterior”. Porém, o cristão afirma que foi forçado e torturado a confessar o crime que não cometeu. Além disso, os cristãos da igreja que ele liderava foram assediados inúmeras vezes.

Liberdade aos cristãos do Vietnã

A soltura do líder cristão foi assunto mundial e comentado pela Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa Internacional. “Espero que a libertação dele seja um sinal da transição do Vietnã de um estado totalitário antiDeus para um país no qual a religião em geral, e o cristianismo em particular, possam ser praticados abertamente”, afirmou o comissário Glenn Grothman em um comunicado.

A organização norte-americana pediu que as autoridades do Vietnã garantissem a segurança do pastor A Dao e permitissem que ele retornasse para a aldeia de origem. Esse pedido aconteceu porque a intolerância religiosa é mais forte e comum no interior do território. As comunidades e os líderes locais hostilizam os cristãos, principalmente os convertidos, por meio de exclusão social, discriminação e ataques.

Os cristãos protestantes das minorias étnicas hmong e montagnard são ainda mais perseguidos pelo governo vietnamita, pois são vistos como traidores e representantes de países ocidentais. Toda essa intolerância religiosa colocou o Vietnã em 21º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020.

(Com Portas Abertas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...