Ultimas Noticias

Câmara Cidadã faz mais de 10 mil atendimentos



Entre 2017 e 2019, o projeto Câmara Cidadã fez 10.173 atendimentos à população de Mossoró. O programa, paralisado por causa da pandemia, leva sessão da Câmara Municipal e serviços públicos para escolas de bairros e comunidades rurais. É realizado pela Fundação Aldenor Nogueira, braço social do Legislativo Municipal.

Entre os serviços ofertados à comunidade, estão emissão de CPF; fotos 3 x 4; Cadastro Único; cadastro para vagas de emprego/Funger; passe livre interestadual e municipal para idoso e deficiente; verificação de pressão arterial; aplicação de flúor; IMC e informação nutricional.

E ainda vacinas; aferição de glicemia; atendimento psicológico; cursos rápidos do Senai; palestras; emissão de Cartão SUS (80); atendimento jurídico; corte de cabelo (175) e orientação previdenciária, segundo a presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB).

“Sabemos que parcela da população tem dificuldade acesso a alguns serviços públicos, e a Câmara Cidadã facilita, faz essa aproximação e, dessa forma, promove a cidadania”, diz a vereadora. Os serviços são ofertados em parceria com órgãos públicos e privados.

Alcance

Em 13 edições, o projeto contemplou as escolas Moreira Dias (Doze Anos), Aleixo Rosa (Belo Horizonte), Sindicalista Antônio Inácio (Barrinha), Ewerton Cortez (Planalto 13 de Maio), Celina Guimarães (Barrocas), Dolores do Carmo Rebouças (Aeroporto II).

Também as escolas Maria do Céu Fernandes (Nova Vida), Francisco de Assis Batista (Alto da Conceição), Monsenhor Mota (Abolição I), Ricardo Vieira do Couto (Jucuri), Vingt Rosado Maia (Vingt Rosado), Paulo Cavalcanti (Sumaré) e Raimundo Fernandes (Santo Antônio).



Projeto aproxima mais povo e Legislativo



Além do atendimento ao público, outro destaque do projeto Câmara Cidadã são as sessões itinerantes. A descentralização permite reuniões dos vereadores nas escolas, para discutir benefícios às comunidades.

Do debate e votação de matérias legislativas, resultam encaminhamentos à Prefeitura e ao Governo do Estado para, por exemplo, melhoria na limpeza urbana, abastecimento, saúde e segurança pública.

Nas sessões itinerantes, representante da comunidade-sede tem direito a voz e apresenta pleitos ao Legislativo. E os vereadores, em geral, focam o trabalho na área recebedora do Câmara Cidadã.

Outro destaque é o projeto Câmara Cultural – apresentações artísticas da escola e de outros setores da comunidade, antes da sessão ordinária. Serve, assim, de vitrine para manifestações culturais.

Informações CMM

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino