terça-feira, 22 de outubro de 2019

Estados Unidos estão se tornando um país menos cristão, segundo pesquisa



Os Estados Unidos estão se tornando um país menos cristão, e a maior queda é registrada entre os jovens americanos, segundo dados do instituto Pew Research Center publicados nesta quinta-feira (17).

Cerca de 65% dos adultos americanos se descrevem como cristãos, uma queda de 12 pontos percentuais nos últimos dez anos. Enquanto isso, a parcela de ateus e agnósticos agora é de 26%, contra 17% em 2009.


Tanto o protestantismo quanto o catolicismo estão sofrendo perdas de membros. Atualmente, 43% dos americanos se identificam com o protestantismo, abaixo dos 51% em 2009. E outros 20% se declaram católicos, abaixo dos 23% em 2009.

Embora as igrejas e os movimentos religiosos continuem exercendo forte influência política no governo Trump, a proporção de americanos que frequenta os cultos religiosos diminuiu.

O número de americanos que vão à igreja pelo menos uma ou duas vezes por mês caiu 7 pontos percentuais na última década. Mais americanos agora frequentam os cultos apenas algumas vezes por ano ou menos (54%) — e 45% frequentam pelo menos mensalmente.

Menos da metade dos jovens americanos (49%) se descrevem como cristãos; quatro em cada 10 são religiosos e 9% se identificam com outras crenças.

O número de jovens que nunca vai a cultos religiosos (22%) é maior do que aqueles que frequentam a igreja pelo menos uma vez por semana.

O relatório da Pew diz que o declínio de cristãos continua em ritmo acelerado: “Os não-religiosos cresceram em vários grupos demográficos: brancos, negros e hispânicos; homens e mulheres; em todas as regiões do país; entre os graduados e aqueles com níveis mais baixos de escolaridade”.

“Os não-religiosos estão crescendo mais rápido entre os democratas (esquerda) do que os republicanos (direita), embora suas fileiras estejam aumentando nas duas coalizões partidárias. E, embora os não-religiosos estejam crescendo entre os jovens e a maioria dos adultos mais velhos, seu crescimento é mais pronunciado entre os jovens”, afirmou o relatório.

A parcela de adultos americanos que se identificam com crenças não-cristãs aumentou de 5% em 2009 para 7% em 2019. Entre eles, 2% dos americanos são judeus, 1% são muçulmanos, 1% são budistas, 1% são hindus e 3% se identificam com outras crenças.

Os dados da Pew Research Center são baseados em pesquisas feitas por telefone em 2018 e 2019.

Guia-me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...