Ultimas Noticias

Pastor evangelizou mais de 1.000 norte-coreanos antes de ser assassinado



Um pastor na fronteira China-Coréia do Norte compartilhou a esperança do Evangelho com pelo menos 1.000 norte-coreanos antes de ser assassinado por seu trabalho missionário em 2016, revelou um desertor.

A Voice of the Martyrs diz que o Rev. Han Chung-Ryeol, um pastor chinês de origem coreana, estava na lista dos mais procurados de Pyongyang desde 2003 por seu trabalho de caridade e dedicação à divulgação do Evangelho.


Han, que ministrava na cidade fronteiriça de Changbai desde o início dos anos 90, ministrou a milhares de norte-coreanos ao longo dos anos – muitos dos quais haviam fugido do país atingido pela fome em busca de comida e emprego. O pastor forneceu ajuda prática, como alimentos e roupas, e apresentou a cada pessoa o Evangelho antes de enviá-las de volta à Coréia do Norte para compartilhar Cristo e ajudar suas famílias.

Depois de plantar uma igreja de três pessoas perto da fronteira com a Coréia do Norte em 1993, Han ajudou órfãs, mulheres escravizadas à prostituição, soldados, famintas de fome e muitas outras.

Um homem ajudado por Han, Sang-chul, compartilhou sua história em um pequeno documentário lançado pela The Voice of the Martyrs.

“Na escola primária, fomos ensinados que todos os missionários eram terroristas”, diz Sang-chul no vídeo através de um tradutor. “Eles nos disseram que um missionário será gentil com você no começo, mas quando o levarem para casa, eles o matarão e comerão seu fígado”.

O norte-coreano disse que não tinha trabalho ou comida em sua aldeia, assim como outros, ele escapou pela fronteira da montanha com a China. Ao longo do caminho, ele pegou cogumelos na esperança de vendê-los em um mercado.

“Não falo chinês, mas nas montanhas conheci um homem. Ele disse: ‘Eu posso vender para você’. E ele não me enganou. Ele me deu todo o dinheiro da venda e, naquela época, eu não sabia que ele era o pastor Han ”, lembra Sang-chul.

“Nos dois anos seguintes, voltei várias vezes”, continuou ele. “Cada vez, o pastor Han me ajudava. Um dia, perguntei por que ele faria isso, pois ele próprio estava correndo grande perigo por ajudar um norte-coreano”.

“É porque sou cristão”, disse Han.

E então um dia Han disse a ele: “Deus é real. Há esperança para cada pessoa”. Mas Sang-chul se perguntou por que alguém diria “Hananim”, a palavra para Deus.

“Eu não podia acreditar que ele diria a palavra ‘Deus’. Ninguém diz essa palavra “, disse Sang-chul. “Sabemos que é um ato de traição. Falar o nome de Deus pode levar soldados a entrar na noite”.

Não haveria julgamento por esse crime, disse ele, e “ninguém jamais ousará perguntar aonde você foi”.

Logo, Sang-chul se convenceu de que o cristianismo era verdadeiro e pediu ao pastor uma Bíblia. No começo, Han estava hesitante, não querendo prejudicar o amigo.

“Mas com o tempo eu o convenci”, disse Sang-chul. “Mostrei a Bíblia para minha esposa. No início, ela se recusou a sequer olhar para ela … ela sabia que se alguém informasse que você sequer olhou para uma Bíblia, você seria preso, e não apenas você. Você e todos os seus parentes enviaram para os campos de concentração por anos e anos.

Mas com o tempo, a esposa de Sang-chul também abraçou o cristianismo e encontrou esperança: “Era muito perigoso para mim compartilhar”, disse ele.

A Voice of the Martyrs informou em 2016 que Han foi brutalmente assassinado em Changbai, China. Ele tinha apenas 49 na época de sua morte, o corpo mutilado do pastor foi descoberto poucas horas depois que ele deixou seu prédio em Changbai.

“O pastor Han deu a vida, mas deu esperança a mim e a muitos outros norte-coreanos”, disse Sang-chul. “E apesar do perigo sempre presente, muitos de nós continuarão compartilhando a mensagem de que Deus é real.”

JM Notícia

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino