Ultimas Noticias

Polícia interrompe culto e fecha igreja evangélica, na Argélia



A polícia fechou uma igreja evangélica no centro-norte da Argélia interrompendo um culto de adoração na terça-feira (06 , menos de três meses depois de trancar outro local na mesma área.

“Estou profundamente triste com tanta injustiça – isso me parte o coração”, disse o pastor Messaoud Takilt ao Morning Star News.

“Isso não é surpreendente, uma vez que outros lugares cristãos de culto foram fechados como aconteceu hoje aqui. Mas, de qualquer forma, continuaremos a celebrar nossos serviços do lado de fora, enquanto o Senhor nos dá graça para uma solução final”, declarou o pastor.

Os policiais apareceram no sábado (03) durante o culto da igreja na vila de Lekhmis, Boudjima, a cerca de 20 quilômetros ao nordeste de Tizi-Ouzou, na região de Kabylie.

Eles deixaram um ultimato de três dias para o pastor Takilt remover todo o conteúdo do prédio e uma intimação para informar a brigada.

Na terça-feira, os policiais voltaram ao meio-dia para fechar o prédio enquanto a igreja adorava, disse o pastor Takilt. Eles o chamaram para fora, porque a congregação não queria sair do prédio. Os policiais mostraram-lhe as ordens e pediram-lhe que cooperasse.

“Estamos aqui para executar uma ordem e vamos executar o que quer que seja”, respondeu o oficial, segundo o pastor Takilt.

Ele acrescentou que o oficial o levou de lado e disse: “Messaoud, entenda que se houver oposição, é você, como o responsável, quem terá problemas. Por favor, note que o arquivo e o pedido estão endereçados ao seu nome.”

O pastor e dois representantes do grupo guarda-chuva da Igreja Protestante da Argélia (EPA)dirigiram-se à congregação para persuadi-los a deixar a justiça seguir seu curso e não resistir às autoridades, disse ele.

“A assembleia finalmente cedeu e concordou em deixar as instalações, mas com muita dor”, disse o pastor Takilt ao Morning Star News. “Alguns saíram com os olhos cheios de lágrimas.”

Depois de esvaziar as instalações de todos os móveis e outros itens, os dois policiais se apressaram em lacrar cada porta, incluindo um banheiro ao ar livre, contou o pastor.


Antes de o oficial sair, o pastor Takilt disse às autoridades: “Saiba que continuaremos a celebrar nossa adoração do lado de fora, seja sob o sol ou na chuva”.

Depois de uma determinação do Departamento Administrativo da Administração Geral (DRAG), a igreja foi selada sob uma ordem do chefe provincial de Tizi-Ouzou, citando uma lei de 2006, comumente referida como Lei 03/06, que requer autorização para locais de adoração e culto não-muçulmanos.

O pastor Takilt disse que sua igreja pedirá permissão sob a Lei 03/06, que estipula que as igrejas devem obter permissão de um comitê nacional para ser registrado, mas o comitê ainda não considerou oficialmente tais pedidos, disseram as fontes.

Sob a mesma lei, as autoridades em 22 de maio fecharam outro prédio da igreja e sua escola bíblica em Boudjima. A igreja pediu permissão sob a Lei 03/06 e não recebeu resposta.
Folha Gospel 

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino