quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Morre pastor Eugene Peterson, autor da Bíblia “A Mensagem”



O pastor presbiteriano Eugene Peterson, autor da Bíblia em linguagem contemporânea “A Mensagem” e conhecido como “pastor dos pastores”, faleceu na manhã desta segunda-feira (22) aos 85 anos.

Peterson foi hospitalizado no dia 9 de outubro após sofrer uma infecção. Durante a internação, o pastor foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e demência em estágio avançado.

Segundo uma declaração de sua família, uma das últimas palavras ditas por Peterson foram “vamos”.

“Nos dias anteriores, ficou claro que ele estava navegando no espaço tênue e sagrado entre a terra e o céu”, declarou sua família. “Nós o ouvimos falando com pessoas que só podemos presumir que o receberiam no paraíso. Houve até uma ou duas horas em que ele acessou suas raízes pentecostais e falou em línguas também”.

“Parece apropriado que sua morte tenha ocorrido na segunda-feira, o dia da semana em que ele sempre honrou como um sábado durante seus anos como pastor”, disse a família de Peterson em comunicado.

Peterson pastoreou por 30 anos a congregação presbiteriana Christ Our King Presbyterian Church, em Maryland, nos Estados Unidos. Ele escreveu trinta e cinco livros, mas se tornou mundialmente conhecido por escrever “A Mensagem”, uma paráfrase da Bíblia em linguagem contemporânea.

Aposentou-se do pastoreio em 1991 e tornou-se professor de teologia espiritual no Regent College em Vancouver, British Columbia, onde também se aposentou em 2006.


Os últimos anos de Peterson foram passados ​​estudando e escrevendo em sua casa em Montana, onde ele e sua esposa, Jan, moravam em uma casa construída pelo pai de Peterson.

Em 12 de outubro, seu filho, Eric, informou através de um e-mail que Peterson estava sob cuidados paliativos. Ele contou que quando disse ao pai que ele estava em seus últimos meses de vida, o pastor respondeu: “Eu me sinto bem com isso”.

Nesta segunda, a família declarou que Peterson permaneceu alegre em seus últimos dias. “Foi muito apropriado que sua morte tenha acontecido na segunda-feira, o dia da semana em que ele sempre honrou como um sábado durante seus anos como pastor. Depois de uma vida inteira de serviço fiel à igreja, é reconfortante saber que Eugene entrou na plenitude do Reino de Deus e foi abraçado pelo sábado eterno”, de acordo com a declaração.

Segundo o pastor Robert Creech, Eugene Peterson formou muitos pastores e líderes através de seu ministério. “Ele renovou as Escrituras para muitos através de sua paráfrase da Bíblia, publicada como A Mensagem. Ele nos ensinou a orar”, disse Creech.

“A Mensagem” levou 12 anos para ser concluída e chegou a ser negada por muitos editores. Enquanto alguns discordaram da paráfrase, pessoas leigas tiveram uma compreensão mais ampla das Escrituras, como o cantor Bono, do U2, que afirmou: “Fala comigo em meu próprio idioma”. Em 2016, os dois apareceram juntos em um vídeo para o Seminário Teológico Fuller.
Fonte: Guia-me e The Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...