Ultimas Noticias

Alex do Frango recebe apoio da presidência da ASMO



Alex do Frango, 3533, candidato à deputado federal, se encontrou com a presidência da ASMO - Associação de Surdos de Mossoró e representações da comunidade surda, para falar sobre o projeto em discussão da Escola Bilíngue em Mossoró, onde será um projeto pioneiro no Rio Grande do Norte.


Também foi discutido a instituição da obrigatoriedade de incluir a disciplina Libras no currículo escolar, no município de Mossoró. Mesmo sabendo da importância da língua de sinais no ensino, pela teórica bilíngue (Libras e Língua portuguesa), essa não é a realidade das políticas públicas educacionais, presentes no estado.


Por meio da homologação da Lei Federal N. 10.436, de 24 de abril de 2002, a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como a língua oficial da comunidade surda no Brasil. Considerado um marco, pois promove aos surdos como cidadãos, o direito de estarem incluídos na sociedade de forma ativa. Que foi importante para a criação da Lei de Diretrizes Básica da Educação, Lei N. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que garante a oferta da educação especial como modalidade de ensino preferencialmente no ensino regular, em todos os níveis de educação.


Alex do Frango mostrou que acredita na necessidade de dialogar sobre esse tema, a favor da inclusão radical, onde as escolas sejam um espaço diversificado e não diferenciado, já que as políticas públicas educacionais implicam em ações para melhorar a qualidade de aprendizagem dessa comunidade.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino