segunda-feira, 30 de abril de 2018

Texto bíblico foi apagado do Alcorão, revela pesquisadora



Um manuscrito do século VIII está servindo como prova de que um texto da Bíblia que faria parte do Alcorão foi apagado do livro islâmico.


A descoberta foi descrita como “muito importante … para a história do Alcorão e do Islã primitivo”, pela acadêmica francesa Dr. Eléonore Cellard, que pesquisou o texto, de acordo com o Daily Express.


Ela acrescentou: “Temos aqui uma testemunha de interações culturais entre diferentes comunidades religiosas”.


O manuscrito do Alcorão mostra marcas do texto cristão – do livro de Deuteronômio, do Antigo Testamento – que foi apagado e substituído pela inscrição islâmica. Tal texto, mostrando traços de seu conteúdo anterior, é conhecido como palimpsesto e não era incomum na antiguidade.


Acredita-se que o manuscrito tenha sido produzido no Egito, onde a comunidade cristã copta originou-se e ainda representa cerca de 10% da população egípcia, que é majoritariamente muçulmana. A datação da escrita cristã original é agora quase impossível de determinar sem risco de dano ao artefato.


O palimpsesto está agora em leilão na casa de leilões Christie’s, com um preço-guia de £ 80.000-120.000.

O especialista da Christie, Romain Pingannaud, comentou sobre a descoberta antiga: “É extraordinário. Uma vez que você sabe que está lá, você só pode vê-la, torna-se tão óbvio”.


“É fascinante, especialmente porque é o único exemplo em que você tem um texto em árabe em cima de um texto não-árabe”, acrescentou.


A prática de escrever sobre textos antigos com o objetivo de substituí-los era comum nos mundos bizantino e grego, quando então estava em uso um material muito mais forte para escrever, pergaminho.


O Sr. Pingannaud explicou: “O pergaminho é muito forte, não sofre muito – é sensível à umidade, mas muito sólido”.


“Na época em que foi apagado, o pergaminho provavelmente era novo e só com séculos se passando, a tinta que afundou no pergaminho fornece essa imagem que revela o texto que vemos por baixo”


“E o que é ainda mais fascinante é que está no topo das passagens do Antigo Testamento … Isso mostra o contato entre as comunidades nos primeiros séculos do Islã; é muito relevante”.
Fonte: Guia-me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...