Ultimas Noticias

Os Recabitas (Jr 35.1-5) - Por Marlon Araújo


Os recabitas eram midianitas, da tribo dos queneus, da qual eram membro Jetro, o sogro de Moisés, (Ex2.21-22, Nm19.29).
Por sua vez, os midianitas descendiam de Midiã com Quentura, (Gn25.2-4); portando os recabitas eram quenitas aparentados com os Israelitas.
Peregrinos em Israel viviam uma vida nômade em tendas, e eram de hábitos simples e oposto ao uso do vinho, pois nem mesmo plantavam vinhas ou construíam casas para si.
Não eram idólatras, vivam por fé e obediência aos estatutos divino; o binômio fé e obediência traduzem-se por fidelidade e dever ser o constante distintivo do crente.
As Escrituras não nos dizem muito acerca de Recabe, senão que era o patriarca de uma clã da tribo dos queneus (2Cr2.25), todavia, pelo que a Bíblia nos informa acerca dos seus descendentes, concluímos que era um homem de rígida moral e firme na fé.
No reinado do rei Jeoaquim, o SENHOR, por meio do profeta Jeremias, repreendeu duramente o povo de Judá, por causas dos seus muitos pecados; mostrando um contraste entre eles e os recabitas.
Enquanto o povo de Judá era desobediente a DEUS, os recabitas eram tementes a DEUS e não desobedeciam aos mandamentos de seu pai recabe, cerca de 200 anos antes dos acontecimentos que os envolveram.
Os recabitas permaneceram fiéis as suas convicções, e não desobedeceram aos princípios estabelecidos por seu antepassado, ele tinha prescrito essas regras para seus descendentes tivesse uma vida simples, e permanecessem separados dos cananeus, agindo assim eles evitavam a conformação dos Israelitas e suas apostasia, e também a abstinência do vinho, porque vinho é vinho!!!!
Afinal; antes de você querer me condenar! vamos 1º aprender o que significa vinho na língua Hebraica,(estudamos o Hebraico para podemos entendemos melhor o Portugues).
Existe 3 palavras Hebraicas para vinho: 1º é Yayin, um termo genérico usado 141 vezes no At para indicar vários tipos de vinho fermentado ou não fermentado (Ne 5.18)), 2º Shekar, geralmente traduzida por bebida forte, (1Sm1.15), em 3º lugar temos a palavra Tirosh, que significa suco de uva na língua portuguesa; (Is 65.8).
Então se você quiser pegar algum texto da Bíblia para seu próprio interesse; cuidado porque a Bíblia fala das nossas verdades entre aspas.
Tem muitos crentes ou cretinos, e até pastores ou pastéis, que estão tomados uns drinks golpes, com vinho de satanás, aonde Paulo condena a Igreja de efésios (Ef 5.18), para não beberem dessa desgraça aonde a contendas.
Crentes, pastores, papas ou até mesmos semideuses, que bebem vinho, não tem moral de falar de um DEUS SANTO.
A 1º vez que aparece a palavra vinho na Bíblia, esta em conotação com a embriagues e a nudez (Gn 9.21), aonde Noé nos mostra que pequenos deslizes cometidos no curso da existência, poderão acarretar perigos graves.
Sigamos o exemplo dos recabitas que foram fiéis ao seu pai, sejamos também fiéis ao SENHOR só assim ganharemos a coroa da vida.
E não esqueça que VINHO É VINHO, SUCO DE UVA É SUCO DE UVA, pecado é pecado, diabo é diabo, E DEUS NUNCA VAI DEIXAR DE SER DEEEEEEEEEEUUUUUUUUUS!!!!!

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino