Ultimas Noticias

Sangar e o Exercito de Um Homem só. Jz.3:31 - Por Marlon Araújo


Quando pensamos nos personagens bíblicos, logo vêm a nossa mente nomes muito conhecidos, como: Abraão, Moisés, Paulo, entre outros. Sem dúvida, eles foram pessoas importantes e merecem nossa admiração, contudo, há outros personagens, quase anônimos nas Escrituras e que foram tremendamente usados por Deus. Um desses homens é Sangar. Talvez você esteja pensando, Sangar... quem é esse? Está na Bíblia? Bom, quero informar-lhe que está na Bíblia e é um personagem importante na história de Israel. Surpreso também fiquei ao descobrir Sangar na Palavra, porque em meus vários anos de Igreja, jamais ouvi algum pastor pregando sobre Sangar. Talvez o nome dele seja um reflexo da nossa falta de atenção à ele. Sangar significa "estrangeiro, desconhecido". e é isso mesmo que ele é nos nossos dias, um desconhecido por muitos. Sangar aparece apenas duas vezes na Bíblia, em Juizes 3:31 e 5:6. O que podemos aprender com esse homem de Deus?
Sangar foi um Anônimo de DEUS. Um homem simples, camponês. Acostumado a lidar com gado e plantação, viveu em um momento difícil na vida dos Israelitas. Um dos difíceis períodos da história do povo, em que havia uma decadência nacional sem limites. Sem liderança e direção, o povo sofria os resultados de suas escolhas. Apesar de sua simplicidade, Sangar aparece em um versículo após os juízes mais conhecidos, Otniel e Eúde. Um versiculo no capítulo 3 de Juízes era o suficiente para falar de um homem sem expressão social, em anônimo;

Sangar era um homem resistente. Sua simplicidade de recursos não foram suficientes para fazer esse homem desistir de lutar. Sozinho e com uma ferramenta rudimentar em mãos, Sangar enfrenta 600 filisteus. Homem de bravura, que faz tudo o que pode para defender seu povo. Homem que luta até o fim. Como precisamos de outros "Sangares" em nossos dias


HOMEM QUE USA OS RECURSOS QUE TEM EM MÃOS: Sangar não ficou lamentando a falta de recursos, ele usou o que tinha. Com uma aguilhada de bois, matou 600 filisteus, os inimigos do povo de Deus. As probabilidades dele não eram boas: 600 contra 1, mas ele superou as probabilidades. Aguilhada de bois é um instrumento feito com uma haste de madeira (ainda usada no Oriente Médio) que pode medir até 2,5m, tendo uma extremidade pontiaguda e a outra em forma de cinzel. A aguilhada era usada para conduzir ou instigar o gado. Quando o boi saía do caminho dos demais, o boiadeiro zeloso e preocupado dava uma aguilhada para que ele voltasse ao caminho. Esse instrumento produzia pequenos ferimentos nos bois, mas os fazia tornarem-se obedientes ao seu dono. Sangar, com essa ferramenta não muito profissional para uma guerra, enfrentou os filisteus. Concluímos que, apesar de não ter recursos profissionais, Sangar usou o que tinha em mãos para ser instrumento de libertação do povo.

LIBERTA ISRAEL: A perseverança desse homem de Deus resultou na libertação do Seu povo. A atitude solitária desse homem simples resultou em uma grande bênção ao povo de Israel. Isso mostra como Deus pode nos usar para o seu serviço, fracos como somos. Precisamos apenas confiar nEle e usar os recursos que temos em mãos. Outro exemplo disso, é o William Carey. Um humilde sapateiro que Deus usou para levar o evangelho até a Índia é quem deu início a uma grande Sociedade Missionária para Evangelizar o Oriente. Assim houve inúmeros outros servos de Deus na história. Só Deus sabe o que Ele pode fazer com qualquer um que se coloque inteiramente à sua disposição, incondicionalmente, para serví-lo.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino