Ultimas Noticias

Ás éguas dos carros de Faraó (Ct 1.9) - Por Marlon Araújo


O livro de Cantares foi escrito pelo Rei - poeta Salomão, filho de Davi, Salomão casou-se com uma princesa egípcia, 1Rs.3:1.
Salomão aparentou-se com Faraó, rei do Egito, pois tomou por mulher a filha dele, e a trouxe a cidade de Davi.
Salomão constantemente visitava o Egito, e foi lá, que certamente ele ficou conhecendo as éguas tão famosas que conduziam os carros de faraó.
Anos mais tarde quando escrevia o seu mais belo Cânticos dos 1005 que compôs, o então jovem Salomão, rememorando suas viagens ao estábulos do seu sogro.
A historia informa-nos que o Egito e a cidade Coa, na Cilícia eram grandes exportadores de cavalos, principalmente os de raça nobre.
O historiador Heródoto chega a afirmar que a Cilícia era o haras do mundo antigo.
As carruagens de Faraó eram puxadas por 4 animais e naquela época eram chamadas quadringas.
Salomão com certeza, nos seus passeios quando estava enamorando da filha de Faraó, havia andando e talvez até conduzindo uma daquelas quadringas.
No tempo de Salomão os cavalos de batalha e os carros de combate eram também importante artigos de comercio e existia um monopólio em Israel.
Quando Salomão escreveu o livro de Cantares ele comparou sua amada a uma daquelas éguas, e cremos que ele tinha em mente um daqueles quadro.
Mas parece inacreditável que Salomão, mesmo tendo em suas cidades grande número de carros e de cavalheiros, cerca de 1500 carros e 12 mil cavalheiros, ainda desejasse possuir em seus estábulos uma daquelas éguas.
Ás éguas de Faraó eram tão conhecidas no mundo antigo e tão bem tratadas que tornaram-se símbolos do que de melhor havia na época.
Poderíamos perguntar: - qual seria a razão do Espirito Santo em colocar está referência no livro de Cantares?
Se analisarmos as características das éguas dos carros de Faraó, veremos alguns detalhes interessantes e perceberemos que JESUS está elogiando a sua Igreja.
Até porque já vimos em estudos, que o livro de Cantares mostra o relacionamento de DEUS com Israel, de Salomão com a sua amada e de JESUS com a Igreja.
E JESUS está comparando a sua amada ás éguas dos carros de Faraó. Por que ás éguas de Faraó? O que JESUS está nos dizendo?
As éguas dos carros de Faraó eram éguas dotadas de força, destemidas, velozes, de disposição, firmes de pés, preparadas para a guerra.
Essas éguas entravam na guerra com força e intrepidez. Mesmo feridas não desistia de lutar. Não paravam diante dos obstáculos.
Ainda que as carruagens tombasse, elas não paravam, continuavam dispostas contra os adversários.
Precisamos acordar para essa verdade. A Igreja está cheia do Espirito Santo e JESUS está te comparando com essas éguas, destemidas, preparadas para a guerra.
Temos toda a capacidade que precisamos para passar pelas lutas da vida, como vencedores. Capacitado para enfrentar qualquer luta.
Como você tem enfrentado um ataque do inimigo? As qualidades dessas éguas são vistas em você na hora da guerra? Você entra na luta destemido?
Tenha a mesma disposição dessas éguas de Faraó. Ainda que teu inimigo insista em trazer problemas ameaçadores, vá para a guerra com essa garra.
Insista em andar de acordo com a Palavra de DEUS, insista em adorar a DEUS, insista em crer no que DEUS te prometeu, insista!
Essa é a postura que DEUS espera de você, porque você é um com CRISTO, e mais do que um vencedor!

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino