Após o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), rebater as críticas do babalawô Ivanir dos Santos ao palco gospel do Réveillon na Praia de Copacabana, o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec) também decidiu se manifestar.
Em postagem no X nesta segunda-feira (29), o líder cristão afirmou que oferendas e cantores vinculados a religiões de matriz africana têm “protagonismo” nas viradas de ano em praias de todo o Brasil e que as declarações de Ivanir refletem “preconceito religioso”.
– Você está reclamando de um palco gospel na virada do ano na Praia de Copacabana. Vou refrescar sua memória. Toda a orla, não só de Copacabana, mas de todas as praias, são tomadas para oferendas de cultos de matriz africana. Nos palcos principais, cantores vinculados a essas religiões têm o protagonismo. Você está mostrando o seu preconceito religioso. Quer aparecer? Pendura uma jaca ou melancia no pescoço! – disparou Malafaia.
Ele encerrou sua fala desejando um “ano abençoado para todos em nome de Jesus, independente da religião”.
Como mostrou o Pleno.News, Ivanir afirmou à coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, que as “oferendas a Iemanjá perderam o protagonismo” desde a criação do palco voltado para a música cristã no ano passado. O babalawô argumentou que as roupas brancas e oferendas foram centrais para a construção da virada de ano carioca e enxergou assimetria no tratamento das religiões.
– A diversidade não pode ser apenas um discurso: ela exige práticas concretas de reconhecimento, representação e igualdade no uso do espaço público – assinalou.
Via Pleno News

0 Comentários