
A Assembleia Legislativa do RN promoveu sessão solene, na tarde desta segunda-feira (20), a fim de celebrar os 40 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN). Proposta pelo deputado Luiz Eduardo (SDD), a cerimônia contou com a presença dos deputados Tomba Farias (PL), Cristiane Dantas (SDD) e Hermano Morais (PV), de representantes do Governo do Estado, Secretaria de Turismo de Natal, Fecomércio e Câmara Municipal de Natal, além do presidente da ABIH-RN, do vice-presidente da ABIH (nacional) e do representante dos homenageados, o ex-senador José Agripino Maia.
Tomba Farias iniciou seu discurso justificando a ausência do deputado Luiz Eduardo, que não pode comparecer por motivo pessoal.
“Cumpre-me a honra muito especial de representar o deputado Luiz Eduardo que, por compromisso pessoal e inadiável, não pode estar presente. Este discurso, então, será proferido em seu nome, para juntos celebrarmos uma data emblemática: os 40 anos de atuação da ABIH-RN, entidade que tem sido alicerce do turismo potiguar. 40 anos não são apenas quatro décadas de existência institucional, são quatro décadas de sonhos, de desafios, de superação e de construção de algo maior do que cada um poderia fazer sozinho”, destacou.
Segundo o parlamentar, a Associação, desde sua fundação, assumiu o protagonismo como a entidade que une e representa a hotelaria potiguar, que defende seus interesses, promove o destino do RN, além de dialogar com os poderes públicos, o setor privado e o mundo.
“É importante e necessário também expressar o reconhecimento do deputado Luiz Eduardo e desta Casa Legislativa para o fato de que a ABIH-RN possui incansável atuação, em especial por ser grande promotora e incentivadora do nosso turismo, fomentando qualificações, parcerias, eventos nacionais e internacionais, trazendo agentes de viagens e operadoras, bem como divulgando os atrativos da nossa hotelaria e da nossa gente”, elencou Tomba Farias.
O parlamentar ainda ressaltou que o turismo potiguar vive uma fase de expansão e visibilidade, com resultados concretos.
“Por exemplo, nossa rede hoteleira ultrapassou a marca de 60 mil leitos, e as ações de promoção internacional vêm cada vez mais ganhando volume e impacto. Nesse cenário, a associação atua como ponte entre o mercado, o Poder Público e o turista. É através da ABIH que se fazem as articulações, organizam-se os debates, desenham-se as campanhas que trazem novos visitantes e se definem as estratégias que elevam nosso destino a outro patamar”, acrescentou.
Finalizando seu pronunciamento, em nome do deputado Luiz Eduardo, Tomba Farias afirmou que, ao celebrar a presente sessão solene, o Legislativo motivos não só para festejar, mas para reafirmar compromissos.
“A ABIH-RN, ao completar este marco, inaugura mais uma etapa de sua trajetória, que exige inovação, tecnologia, sustentabilidade, experiência, qualidade e, sobretudo, cooperação entre entidades e Poder Público, para que o nosso RN siga evoluindo. Concluo, então, dizendo que o aniversário de 40 anos da ABIH é motivo de honra para todos nós e um convite ao futuro de mais quartos de hotel, mais destinos conectados, mais visitantes encantados, mais empregos para os nossos jovens e mais oportunidades para os nossos cidadãos. Recebam, portanto, os meus cumprimentos, os do deputado Luiz Eduardo e de todo o RN à entidade que representa a excelência da Hotelaria e do Turismo: ABIH-RN. Parabéns! Muito obrigado!”, concluiu.
Em seguida, falando em nome da ABIH-RN, o presidente Edmar Gadelha começou seu pronunciamento afirmando que “a entidade está ao lado de todos aqueles que apoiam e protegem o turismo, que é a alavanca motora da Economia do RN”.
“Nós representamos mais de 30% dos empregos formais e, segundo estudos recentes da Fecomércio, abarcamos 70 atividades econômicas. O nosso estado detém hoje uma das maiores redes hoteleiras do País, e nós creditamos isso, em grande parte, ao advento da Via Costeira, já que após sua construção nós tivemos o Estado do RN como um destino consolidado. Atualmente, nós estamos sempre entre os cinco primeiros colocados nas buscas em canais de vendas e nas buscas orgânicas da internet”, disse.
De acordo com Edmar Gadelha, a sua gestão tem conseguido ampliar a atuação e a representatividade da ABIH-RN.
“Hoje nós temos mais de 150 estabelecimentos hoteleiros associados, e trabalhamos fortemente na articulação entre Poder Público e iniciativa privada. O Governo do RN lidera esse processo de promoção e divulgação do turismo, através da Emprotur, com o apoio da Fecomércio, que tem trazido dados de Inteligência”, frisou.
Sobre as iniciativas de promoção do Rio Grande do Norte como destino turístico, o presidente citou o novo vídeo institucional, elaborado em três línguas (português, inglês e espanhol), que vem sendo utilizado pelo Governo do Estado.
“Além disso, nós providenciamos um banco de imagens para o município de Natal, a fim de colocar a nossa cidade na prateleira do turismo nacional; estamos quase finalizando um material digital sobre a interiorização do nosso turismo; e temos realizado muitos roadshows regionais, focando no nosso maior público visitante”, elencou.
Para o presidente da ABIH-RN, o estado ainda caminha a passos lentos em relação à conectividade.
“Essa é uma problemática complexa, pois uma série de iniciativas precisam confluir para que a gente consiga melhorar esse aspecto e justamente em função disso temos apostado bastante nos roadshows regionais e nacionais”, explicou.
Por fim, Edmar Gadelha agradeceu o apoio e empenho da sua equipe de trabalho e do Legislativo Potiguar.
“Nada disso seria viável se eu não contasse com o apoio da nossa equipe, que é tão dedicada e comprometida com a nossa causa. Além disso, temos recebido muito suporte da Frente Parlamentar do Turismo desta Casa, que tem enxergado o peso e a importância do nosso setor na geração de emprego e renda e no aumento da arrecadação. Portanto, quero dizer que vocês podem contar com a nossa promessa de mantermos ou melhorarmos o nível de trabalho e de investimentos, para melhorar a cadeia produtiva do turismo e, consequentemente, a vida de todos os Norte-rio-grandenses”, concluiu.
Na sequência, o ex-governador e senador do RN, José Agripino Maia, discursando em nome dos homenageados, iniciou sua fala destacando a importância do senhor Arnaldo Neto Gaspar, que, segundo o político, “é o símbolo do turismo do RN”.
“Foi ele quem teve a coragem para fazer o primeiro grande investimento aqui no Rio Grande do Norte. É importante também citar o começo de tudo – e ele tem nome e sobrenome: Arnaldo Gaspar”, disse.
José Agripino relembrou o início de investimentos importantes no Estado, como a Via Costeira, o primeiro voo internacional para Natal e a transformação da Praia de Pipa em destino turístico.
“É preciso ter gesto de coragem, meus amigos, senão as coisas não andam e se tornam somente uma repetição do óbvio. Você tem que ter coragem para fazer investimentos. A história do turismo, portanto, é essa, contada em poucas palavras”, ressaltou.
A respeito da ABIH-RN, o ex-senador afirmou que a associação é uma grande succionadora de turistas.
“É a ABIH-RN que faz nossa propaganda junto às agências, que faz o receptivo, acolhe, emprega e, em última análise, puxa o desenvolvimento. Então, o que o governo está fazendo é o correto, que é investir no turismo. Precisamos investir nos valores da nossa terra, nos trunfos potiguares, ou seja, nas belezas naturais, na culinária boa e na simpatia do nosso povo. Vamos investir, portanto, no nosso turismo! Muito obrigado a todos! Parabéns à Assembleia Legislativa pela iniciativa e à ABIH-RN pelos seus 40 anos!”, finalizou José Agripino.
0 Comentários