Ultimas Noticias

Com votos contrários, Convenção Comadesma aprova reeleição ilimitada para presidência


Pastor José Cavalcante poderá se candidatar novamente à reeleição - Foto: Assessoria COMADESMA


Balsas (MA), 26 de julho de 2025 – A Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Seta e Outros Estados da Federação (Comadesma) alterou seu estatuto institucional e liberou a reeleição ilimitada para a presidência da entidade. A mudança foi aprovada durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Balsas-MA.

De acordo com o Artigo 31, §2º, “O mandato da Mesa Diretora de que trata este artigo é de quatro anos, sem prejuízo de reeleição.”

A redação anterior limitava o número de mandatos consecutivos a dois. Caso a norma fosse mantida, o atual presidente, pastor José Alves Cavalcante, estaria impedido de disputar nova eleição. Ele ocupa o cargo há 22 anos. Com a nova regra, poderá concorrer quantas vezes desejar, desde que aprovado em assembleia.

Durante a Assembleia, também foi apresentada uma proposta para que os cargos da Mesa Diretora fossem escolhidos de forma individual, e não mais por chapa. A sugestão, no entanto, foi rejeitada pela maioria. Com isso, permanece o modelo atual de eleição por chapa completa, que deve conter os nomes para presidente, cinco vice-presidentes, cincos secretários e dois tesoureiros. O estatuto também estabelece que nenhum candidato pode integrar mais de uma chapa.

As mudanças entram em vigor imediatamente e passam a valer para o próximo processo eleitoral da Comadesma.

O advogado da Comadesma, Pastor Sílvio Vieira, respondeu que não havia constrangimento algum e defendeu a votação aberta.

A proposta de voto secreto foi submetida à votação. Menos de 30% dos presentes ficaram de pé, como forma de apoio à proposta de Cardoso. O presidente José Cavalcante, então, deu prosseguimento à votação da proposta estatutária conforme planejado, mantendo o voto aberto.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino