Ultimas Noticias

Câmara de Areia Branca aprova lei que institui política municipal para pessoas com fibromialgia

Vereador Sandro Góis ladeado pelo grupo representado pela professora Virgínia Alencar, e vereadores



A Câmara Municipal de Areia Branca aprovou na sessão ordinária desta terça-feira, 13, o Projeto de Lei do Legislativo, de autoria do vereador Sandro Góis (União Brasil), que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município.

O vereador Sandro Góis, que é vice-presidente da Câmara e presidiu a sessão desta terça, explicou que o projeto surgiu a partir de um pedido da professora Virgínia Alencar, representando um grupo de pessoas com fibromialgia que relataram vários desafios na sua rotina diária. “A professora Virgínia Alencar nos colocou a necessidade de instaurar políticas públicas em Areia Branca em prol da pessoa com fibromialgia por meio de lei e eu tive o privilégio de apresentar o projeto com esse objetivo”, destacou.



O parlamentar também falou que antes mesmo do projeto ter sido levado à votação, ele conversou com o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (União Brasil), e com a secretária de Saúde, Lidiane Garcia, quando adiantou detalhes da iniciativa, tendo recebido garantia da gestão para a regulamentação dessa lei e avanços para atender a essas pessoas.

A professora Virgínia Alencar quando fazia uso da palavra, durante a sessão

Presente na reunião dos vereadores, nesta terça, a professora Virgínia Alencar fez uso da tribuna da Câmara para agradecer ao vereador Sandro Góis pelo empenho para que o assunto chegasse ao plenário da Casa em forma de lei, recebendo o aval dos demais parlamentares. “Com a lei em vigor, teremos a garantia do comprometimento do munícipio com os pacientes que acessam as unidades de saúde buscando tratamento, e o reconhecimento que as limitações causadas por essa doença interferem diretamente na qualidade de vida dessas pessoas”, disse.

A fibromialgia é uma doença causadora de dor difusa crônica, potencialmente incapacitante, que atinge cerca de 2,5% da população mundial. A nova lei visa fortalecer a atenção primaria à saúde, de modo a permitir o diagnóstico correto e o cuidado integral da pessoa com fibromialgia no município de Areia Branca.

Fotos: TV Areia Branca

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino