Ultimas Noticias

Coletivo junino comemora momento de escuta ativa na Câmara de Mossoró



Na tarde da última quarta-feira (2), o vereador Kayo Freire (PSD) promoveu um encontro importante na Câmara Municipal de Mossoró (CMM) com diversos grupos de quadrilhas juninas. O evento teve como objetivo estreitar a relação entre o poder público e os representantes culturais da cidade.

João Daniel, representante da quadrilha Sonho de Amor, comemorou ver as demandas das quadrilhas sendo ouvidas na Casa do Povo. “Foi algo que a gente não esperava de imediato, né? Ser ouvidos em um encontro como esse, algo que nunca havia ocorrido antes. Já tivemos a oportunidade de vir à Câmara, mas não de uma forma como aconteceu hoje. Este é um ponto positivo para as quadrilhas de Mossoró, poder estar aqui neste espaço, poder falar e demonstrar as necessidades que passamos. Através dessa oportunidade de fala, conseguimos levar nossa demanda junto com o vereador até a Secretaria de Cultura”, destacou João, evidenciando a importância de ser ouvido na Câmara.

Durante o encontro, o vereador Kayo Freire anunciou que irá trabalhar para resgatar os tradicionais “arraiais nos bairros”, festas que mantêm viva a cultura e a tradição nordestina, especialmente no período de junho. “É um momento importante para o segmento cultural. Reunimos aqui o Coletivo Junino, criado por todos esses quadrilheiros que fazem a cultura em nossa cidade. Sugeri, então, que através das leis de incentivo, fosse apresentado um projeto único para resgatar os arraiais de bairros em Mossoró”, disse.

"Nosso mandato está à disposição para dar apoio jurídico, orientar na elaboração de projetos e até mesmo oferecer um espaço para aqueles que precisam de computador e internet para buscar informações ou redigir suas propostas. A equipe está pronta para ajudar a todos que precisem", afirmou Kayo.

Kayo Freire reforçou que a escuta ativa e o apoio aos grupos juninos são essenciais para fortalecer a cultura da cidade. “Criamos esse espaço para que os quadrilheiros possam se organizar, apresentar suas demandas e buscar soluções para a continuidade da tradição dos arraiais nos bairros. A ideia é reunir esforços para resgatar essa festa nas comunidades e manter viva a cultura de Mossoró”, concluiu o vereador.

Fazem parte do Coletivo Junino Raimunda Alves de Macedo, os grupos: Sonho do Sertão, Noite de São João, Os Cabaços, Sertão Encantado, Erro de Cálculo, Juventude Nordestina, Grupo Cultural Encanto Junino, Juventude Beija-Flor, Luar de Prata, Filhos da Terra, Junina Paçoca, Sonho de Amor, Alegria Matuta, Alegria Matutina, Rebentão, Chapéu de Palha, Associação Lume da Fogueira, Junina Boneca de Pano e Pinga Fogo.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Tiago Adelino, também participou do encontro.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino