Ultimas Noticias

Mossoró passa a ter as Frentes Parlamentares em Defesa do Turismo, Cultura, Artesanato e Cooperativismo


A Câmara Municipal de Mossoró está fortalecendo dois pilares importantes para o desenvolvimento social e econômico da cidade: o cooperativismo e o turismo, juntamente com a cultura e o artesanato. Por meio de propostas apresentadas pelo vereador Kayo Freire (PSD), a Casa Legislativa instituiu a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo e da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, Cultura e Artesanato, ambas com grande relevância para a cidade e região.

A criação das duas frentes parlamentares foi uma solicitação conjunta da ProTurismo e do Sistema OCERN apresentados ao vereador Kayo Freire e ao presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Genilson Alves, na data de 29/01/2025.

*Cooperativismo: Força do Desenvolvimento Comunitário*

O cooperativismo, que está presente em Mossoró há mais de um século — com a fundação da primeira cooperativa no Rio Grande do Norte em 25 de fevereiro de 1915 —, ganha agora um novo capítulo em sua história com a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. A proposta, apresentada pelo vereador Kayo Freire no dia 29 de janeiro de 2025, visa ampliar o debate sobre as políticas públicas voltadas ao setor, que se expande globalmente há mais de 150 anos e desempenha um papel vital na inclusão econômica e social.

De acordo com o Sistema OCERN (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte), o cooperativismo impacta a vida de mais de 70.500 pessoas no estado. No Brasil, o número de cooperados já ultrapassa os 23 milhões, com as cooperativas gerando mais de 23% dos empregos no país. Esses números demonstram o potencial de transformação que o cooperativismo traz para diversas áreas, como agropecuária, crédito, saúde, infraestrutura, entre outras.

Com a Frente Parlamentar, espera-se não apenas fomentar o crescimento do setor, mas também enfrentar os desafios e propor soluções para que as cooperativas tenham um papel ainda mais relevante na economia local, promovendo a educação, o trabalho conjunto e o desenvolvimento comunitário.

*Turismo, Cultura e Artesanato: Potencial e Riqueza de Mossoró*

Já a Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, Cultura e Artesanato, proposta em 10 de fevereiro de 2025, vem ao encontro da necessidade de valorizar e estruturar ainda mais o setor turístico de Mossoró, que se destaca como um dos principais destinos do Rio Grande do Norte. Com eventos de grande porte como o Mossoró Cidade Junina, a Festa do Bode, o Mossoró Sal & Luz, a ExpoFruit, o Mossoró Oil & Gas Expo, a cidade fortalece sua vocação para o turismo de eventos, o segmento MICE (reuniões, incentivos, conferências e exposições), além de sua rica cultura e artesanato. A cidade de Mossoró possui mais de 100 artesãos e artesãs, e conta também com a COOMEA - Cooperativa de Mulheres Artesãs de Mossoró, feiras semanais e produção artesanal única.

Mossoró, como porta de entrada para as praias da Costa Branca e a Rota das Falésias (municípios da IGR Costa Branca), possui diversos atrativos naturais e históricos, como as águas termais, o Corredor Cultural, o Memorial da Resistência, a Estação das Artes, o Teatro Dix-Huit Rosado, a Escola de Artes de Mossoró, o Museu do Sertão e o Museu Lauro da Escóssia, o Centro Cultural Banco do Nordeste e Teatro Lauro Monte Filho, o Festival de Teatro da UERN. Divide também com o município de Baraúna o Parque Nacional da Furna Feia, e é a porta de entrada para: o Sítio Arqueológico Lajedo de Soledade e o Museu do Índio Luiza Cantofa (Apodi), para a Rota do Frio e Serras (municípios da IGR Rota do Frio), Lajedo do Rosário e Rota das Cavernas (municípios da IGR Oeste Potiguar), que agregam valor à sua oferta turística. Além disso, o turismo religioso com a Festa de Santa Luzia, o Mossoró Sal & Luz, o Estação Natal, a Festa de São José, e o turismo de aventura, com as cavernas de Baraúna e Felipe Guerra e o acesso à região serrana e aos grandes eventos de negócios e religiosos da Chapada do Apodi e região de Pau dos Ferros, também são pontos de destaque.


No campo cultural, Mossoró é reconhecida como a Capital da Cultura do Rio Grande do Norte, com seus festivais e movimentos artísticos que atraem turistas e fortalecem a economia criativa. A cidade abriga importantes equipamentos culturais, como o Teatro Dix-Huit Rosado, o Museu do Petróleo e a Escola de Artes de Mossoró, além de promover festivais de grande repercussão, como o Auto da Liberdade e a Chuva de Bala no País de Mossoró.

A Frente Parlamentar propõe uma atenção especial às políticas públicas que possam fomentar o crescimento do turismo, cultura e artesanato, promovendo a geração de emprego e renda, além de conscientizar a população sobre a importância dessas áreas para o desenvolvimento econômico e social da região.

*Perspectivas para o Futuro*

Com a criação dessas duas frentes parlamentares, Mossoró dá um passo significativo na valorização e no fortalecimento de setores que são estratégicos para o crescimento da cidade. O cooperativismo, com sua forte base comunitária e solidária, tem o potencial de expandir ainda mais sua atuação no município, trazendo desenvolvimento sustentável e inclusão social. Da mesma forma, o turismo, a cultura e o artesanato, áreas de grande riqueza e potencial para Mossoró, poderão se beneficiar de um debate mais amplo e qualificado, resultando em ações concretas que coloquem a cidade em posição de destaque no cenário regional e nacional.

Essas iniciativas, somadas ao apoio de instituições como a ProTurismoRN, a Aliança do Oeste, Sistema OCERN e a COOMEA (Cooperativa de Mulheres Artesãs de Mossoró e Região Oeste Potiguar), prometem impulsionar o desenvolvimento econômico local, ampliando as oportunidades para os diversos setores envolvidos.


0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino