Ultimas Noticias

MDB mira nas vagas para deputado estadual e federal








Ao decidir por não disputar a reeleição, mesmo que venha assumir o cargo de governador em abril de 2026, o vice-governador Walter Alves (MDB) vai concentrar sua estratégia na montagem de uma nominata de deputados estaduais e federais, capaz de devolver o prestígio e a força política, que seu partido tinha entre os anos 80 e 90 em Natal e no Rio Grande do Norte.

Como presidente da Executiva Estadual do MDB, Walter Alves já está trabalhando na construção de chapas proporcionais competitivas para as eleições de 4 de outubro 2026, reforçando sua presença em todas as regiões do Estado, inclusive com indicações de ex-prefeitos e outras lideranças municipais para a disputa de cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

O MDB planeja eleger pelo menos dois federais, de uma bancada de oito deputados, e seis estaduais numa bancada de 24.
Para a composição da chapa de deputado federal já é dada como certa a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) e ainda o deputado estadual Dr. Bernardo (Amorim) e o ex-deputado estadual Kelpsn Lima, que deve deixar o partido Solidariedade e atualmente exerce o cargo secretário municipal de Planejamento e Finanças em Parnamirim.

O deputado Ezequiel Ferreira vai esperar a janela partidária em março do próximo ano para sair do PSDB, onde agora há dificuldade de convivência, depois da filiação do senador Styvenson Valentim (ex-Podemos), ferrenho opositor político de sua aliada, a governadora Fátima Bezerra (PT).

Ferreira poderá levar a tiracolo os tucanos Dr. Bernardo, Ubaldo Fernandes, Galeno Torquato, Kleber Rodrigues e ainda o deputado estadual Hermano Morais, que deixa o Partido Verde (PV), que integra a Federação Brasil da Esperança ao lado de PT e PC do B.

Dr. Bernardo foi, inclusive ao encontro de Alves no gabinete da Vice-governadoria na quarta-feira (26), que funciona anexo à sede do DER-RN, na avenida Salgado Filho, em Lagoa Nova, onde conversaram sobre as pautas de interesse do governo em andamento na Assembleia e projetos em desenvolvimento no Estado.

E na nominata estadual que terá o apoio do governador Walter Alves em 2026, estará na cabeça o seu fiel escudeiro, Saint Clair Santos Câmara Linhares, com formação em Administração e especialização em Gestão Pública. Alves também confirmou o nome do ex-prefeito de Jardim de Piranhas, Antônio Macaco, como pré-candidato a deputado estadual nas Eleições de 2026.
Segundo o MDB, Antônio Macaco entra na disputa com o respaldo de um grupo político forte na região do Seridó.

“O MDB está se fortalecendo em todo o Rio Grande do Norte, e a pré-candidatura de Antônio Macaco representa esse crescimento, especialmente no Seridó. Ele tem uma trajetória de trabalho e compromisso com a população e chega com força para a disputa”, destacou o vice-governador, que assumirá a chefia do Executivo, definitivamente pir quase nove meses, em função de eventual renúncia da governadora Fátima Bezerra para tentar a ocupar uma cadeira no Senado Federal.

Na tentativa de recuperar o protagonismo na política do Estado, o MDB demonstrou sua capacidade de ressurgir como partido influente nas eleições municipais do ano passado, saindo das urnas com o maior número de prefeitos eleitos, 45 dos 167 prefeitos do Rio Grande do Norte, além de 45 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 348 vereadores, embora não tivesse elegido nenhum vereador em Natal, diante do revés de só ter elegido um deputado estadual em 2022, Adjuto Dias, que tinha o apoio do pai, o então prefeito de Natal, Álvaro Dias, e não conseguir eleger, naquele ano, o ex-senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho para a Câmara dos Deputados.


0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino