Ultimas Noticias

Cadu Xavier é o nome do PT para 2026: "Estou pronto para a disputa eleitoral"



No meio político, a grande novidade da semana foi o surgimento do secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, como nome do grupo governista na chapa majoritária para as eleições de 2026. Havia dúvida se ele seria candidato a vice ou a governador, mas com a desistência anunciada do vice-governador Walter Alves (MDB), que seria o candidato natural do grupo governista à sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT), a situação está definida. Cadu será candidato ao Governo do Estado em 2026.

A desistência do voce-governador de disputar a reeleição foi confirmada pelo jornal “Diário do RN”. Walter Alves assegurou que vai assumir o governo em abril de 2026, com o afastamento da governadora Fátima Bezerra para disputar uma das duas vagas ao Senado Federal, mas não será candidato e apoiará Cadu.

Para Cadu, apesar de viver atualmente um momento difícil do ponto de vista da avaliação pública, o governo estadual “tem muita coisa a mostrar para a sociedade”. O cenário, na visão dele, vai mudar quando a população começar a tomar conhecimento das entregas da gestão Fátima Bezerra.

“O meu papel, nesse momento, é de fato me colocar, através do Partido dos Trabalhadores, na sucessão do Governo do Estado”, declarou convicto o titular da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).

Cadu cita vários avanços do governo Fátima em relação às administrações anteriores. E entende que, apesar desses avanços, ainda há “muita coisa para fazer”. Isso, segundo ele, só será possível com a continuidade de “governos progressistas”, como aconteceu em outros estados do Nordeste.

De acordo com Cadu, na conversa com a governadora, ela enfatizou que, caso se afaste do cargo para concorrer ao Senado Federal, o “candidato natural do grupo” à sucessão seria o vice-governador Walter Alves (MDB), que assumirá o Executivo do Rio Grande do Norte em abril de 2026.

Por isso mesmo, ao fazer o movimento de se colocar como alternativa para a chapa majoritária, a primeira ideia de Cadu, seguindo a orientação da governadora Fátima, foi disponibilizar seu nome como candidato a vice-governador na chapa de Walter Alves.

No entanto, com a desistência do vice-governador de disputar a reeleição, Cadu diz estar pronto para assumir a cabeça de chapa como candidato a governador pelo PT.

“Não conversei com a governadora, nem ela falou comigo, sobre outras possibilidades”, revelou Cadu, referindo-se à hipótese de ser vice de algum outro nome.

A possível desistência de Walter Alves havia sido antecipada pela Agência Saiba Mais, em reportagem publicada no último sábado (22). Uma fonte próxima ao vice-governador informou que ele poderia assumir o governo, mas não concorrer à reeleição. O que era apenas uma possibilidade agora é um fato.

Informações Saiba Mais

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino