CMN festeja 106 anos da IEADERN e 50 anos de ministério do pastor Martim Alves
Em sessão solene nessa quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Natal homenageou a Igreja Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte pelos 106 anos de fundação e o pastor presidente da IEADERN, Martin Alves da Silva, que em 2024 completa cinco décadas de ministério. A homenagem foi uma proposição conjunta do presidente da CMN, Eriko Jácome a da vereadora Camila Araújo, presidente da Frente Parlamentar Evangélica na casa.
“Desde sua fundação, a IEADERN tem sido uma fortaleza de fé, comunhão e serviço para toda a população. A igreja não só cresceu em número, mas também em sua influência social, tocando vidas e ajudando a fortalecer os valores morais de toda sociedade. Aqui na Câmara Municipal de Natal, tenho muito orgulho de fazer parte da Frente Parlamentar Evangélica ao lado da vereadora e irmã Camila Araújo, e juntos unimos forças para mostrar que nossa igreja é um símbolo de amor, fé e muito serviço prestado em toda Natal”, declarou o presidente Eriko Jácome, que também parabenizou o pastor presidente Martin Alves da Silva, pelo jubileu de ouro na evangelização.
“Aproveitando as comemorações pelos 106 anos da IEADERN, hoje inauguramos uma exposição única nesta Casa legislativa, que conta a história da igreja e homenageia todos os presidentes que contribuíram nessa trajetória abençoada. A exposição ficará disponível na Escola do Legislativo por um mês inteiro. Convidamos todos a conhecer essa história centenária, que é significativa não apenas para os fiéis, mas para todos aqueles que já foram tocados pela nossa fé”, convidou o presidente da CMN.
Já a vereadora Camila Araújo ressaltou os serviços prestados pela IEADERN, em obras de assistência a idosos, crianças, dependentes químicos, pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social fiéis ou não.
Presente em todos os continentes, a denominação evangélica originada no movimento pentecostal foi oficializada no Rio Grande do Norte em 1918. Atualmente, são cerca de duas mil igrejas no Estado, sendo 253 em Natal, com o templo central no bairro do Alecrim. Entre membros e congregados, no estado são mais de 300 mil, dos quais 938 pastores e 20 mil presbíteros, diáconos e auxiliares.
Homenageado pelos 50 anos de ministério, sempre na IEADERN, o pastor Martin Alves da Silva nasceu em Caicó e abraçou a vocação para pregar o evangelho ainda adolescente, mas iniciou no ministério aos 21 anos de idade, desistindo da carreira militar no Exército, quando servia em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Decisão da qual afirma não se arrepender, principalmente quando ver as obras de assistência social, psicológica e espiritual da Assembleia de Deus em Natal e na zona rural do RN, onde ela também está presente. Além dessas obras e dos serviços prestados destacados pelos vereadores, o pastor presidente ressaltou as campanhas, como a ajuda financeira e três toneladas de doações em calçados, roupas e água que a Assembleia de Deus enviou para o Rio Grande do Sul.
Sobre a homenagem da Câmara Municipal de Natal, o pastor Martin disse: “Recebo com muita alegria, porque venho da geração dos anos 60, quando nossa igreja não era bem-vinda em algumas cidades aqui do Rio Grande do Norte. Éramos até rejeitados. Mas, hoje, graças a Deus, temos pessoas na Assembleia Legislativa e nas Câmaras Municipais, como nossos irmãos Ériko e Camila, que tem vocação para a vida pública”.
O pastor presidente da IEADERN, Martin Alves da Silva é casado com a cirurgiã dentista Fátima Maria Silva, desde 1977, e pai de Catherine e Fabricia. No Rio Grande do Norte, antes de chegar à capital, ele foi pastor em Equador, Santana do Mato, Serra do Mel e Mossoró, onde passou 19 anos.
O deputado estadual Ubaldo Fernandes representou a Assembleia Legislativa na sessão solene.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo
0 Comentários