Ultimas Noticias

Sociedades Bíblicas concluíram traduções das Escrituras em 106 línguas em 2023







Em 2023, as Sociedades Bíblicas ao redor do mundo alcançaram um marco significativo, concluindo traduções das Escrituras em 106 línguas, atingindo mais de 1,25 bilhão de pessoas. Esse feito ressalta o compromisso das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) em tornar a Bíblia acessível a diversas comunidades linguísticas em todo o mundo, avançando em sua missão “a Bíblia para todos”.

As Sociedades Bíblicas frequentemente colaboram com outras agências de tradução para realizar essas traduções. O número total de línguas (106) é menor do que o total de primeiras traduções e revisões (108) porque duas línguas têm tanto a primeira tradução quanto novas porções. O total de novas traduções e revisões (36) é menor do que o total nesta seção (38) porque duas línguas também têm Edições de Estudo, além de Nova tradução ou Revisão.

Além das traduções concluídas, as Sociedades Bíblicas expandiram seu alcance para 72 grupos linguísticos, beneficiando um total de 100 milhões de pessoas que agora têm mais acesso às Escrituras em sua língua nativa pela primeira vez. Além disso, continuaram revisando ou desenvolvendo novas traduções, incluindo edições de estudo, em 36 línguas, alcançando mais de 1,15 bilhão de pessoas. Esse esforço demonstra o compromisso das Sociedades Bíblicas em manter os textos sagrados relevantes e significativos para as gerações modernas.

Os esforços resultaram na disponibilidade da Bíblia completa em 743 línguas faladas por 5,96 bilhões de pessoas, a partir do início de 2024. Mais de 70% dessas traduções foram facilitadas pelas equipes de tradução que trabalham com as 155 Sociedades Bíblicas que são membros da Fraternidade das Sociedades Bíblicas Unidas.

Apesar desses avanços, ainda há desafios a serem enfrentados, já que cerca de 3.710 línguas – mais da metade das línguas faladas no mundo – ainda não possuem nenhuma forma de Escritura. O trabalho contínuo das Sociedades Bíblicas e outras agências de tradução é fundamental para garantir que o poder transformador da Bíblia seja acessível a todos, independentemente de diferenças linguísticas ou culturais.

Sobre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), fundada em 1948, é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial e cultural. Sua missão é “Semear a Palavra que Transforma Vidas”, divulgando a Bíblia e sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Além da tradução, produção e distribuição da Bíblia, a SBB também desenvolve programas sociais que atendem populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Redação Exibir Gospel

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino