Pastor Edinaldo domingos e Pastor João Ferreira Filho |
2024 é o ano em que a Assembleia de Deus no estado do Rio Grande do Sul, comemora seu centenário de Fundação. Também em 2024 completa 20 anos da partida de um dos pastores mais influentes que a Assembleia de Deus do RS conheceu, trata-se do pastor João Ferreira Filho. Ele foi recolhido para as mansões celestiais no dia 15 de março de 2004, Exatamente há 20 anos.
Seu falecimento aconteceu na cidade de Ijui - RS.
Quero nesta oportunidade, trazer um pouco do relato biográfico deste servo de Deus, com o objetivo de tornar conhecido de todos algumas informações importantes da sua vida e trajetória ministerial.
O Pastor João Ferreira Filho, nasceu no dia 11 de Março de 1929, natural da cidade de Pau do Ferros, no estado Rio Grande do Norte. Se converteu ao Evangelho na sua adolescência. Ele foi o primeiro crente da família e ainda muito novo, assumiu a responsabilidade de evangelizar toda sua casa. Ao completar 18 anos de idade, alistou-se na Marinha em Natal, onde começou sua carreira militar. De Natal saiu para estudar na Marinha de Guerra do Rio de Janeiro. Em seguida, foi transferido para a cidade de Uruguaiana - RS. Após quatro anos trabalhando em Uruguaiana, foi impactado pela forte chamada ministerial, ao ponto de abandonar a promissora carreira militar para se dedicar integralmente a missão do Evangelho. No ano de 1951, Casou-se com Gessy de Vlieger Ferreira. Desta união gerou 5 filhos: Gerson, Gilson, Gilvon, Ilizete e Iolete.
O pastor João Ferreira presidiu diversas igrejas no Rio Grande do Sul. Destacamos aqui algunhas cidades: Santo Ângelo, Santa Maria, São Sepé, Ijuí e finalmente a capital Porto Alegre, sendo ele, o primeiro brasileiro a pastorear e presidir a igreja da capital Gaúcha, que por 74 anos foi dirigida pelos missionários suecos Gustavo Nordlund e Nils Tarange. Em Porto Alegre, o pastor João Ferreira desenvolveu um profícuo ministério espiritual e social. Durante sua estadia pastoral na capital, tornou-se conselheiro do governador Tarso Genro, que constatemente visitava a residência do pastor Ferreira para receber as orações e também receber orientações para o seu governo. Foi agraciado com o título de cidadão porto-alegrense. Igualmente recebeu também titulos de cidadão de outros municípios gaúchos.
Foi por 24 anos Presidente da Convenção CIEPADERGS. Presidiu também a UMADESUL que é União dos Ministros Assembleianos da Região Sul. Foi também Vice Presidente da Convenção Geral - CGADB. Recebeu desta instituição a Medalha Berg e Vingren, que é a maior honraria da Convenção Geral.
A igreja que o pastor Ferreira dirigiu por mais tempo, foi a Assembleia de Deus da cidade de Ijui, onde foi Pastor durante 27 anos. Na sua gestão, a igreja experimentou um glorioso crescimento em número de membros. Juntamente com a sua esposa Gessy de Vlieger criou o Lar Bom Abrigo, dando expansão a obra social.
Durante o trabalho do Pastor João Ferreira em Ijui, foi construído muitos templos, inclusive o templo matriz e a casa pastoral.
Uma marca relevante no ministério do Pr. Ferreira, foi o seu investimento numa nova geração, dedicou-se a treinar líderes e levantar obreiros mais jovens para no futuro dar prosseguimento a obra de Deus. Um desses obreiros que o pastor João Ferreira instruiu foi o Pr. Geraldino Silva, que é o atual presidente da CIEPADERGS.
Em Ijuí, o seu filho mais velho, o advogado Gerson Ferreira, galgou os cargos de Vereador, Vice Prefeito e em 1994 foi Prefeito pelo PDT.
O Pr. João Ferreira permaneceu como Presidente da igreja em Porto Alegre até ao ano de 2003, quando em razão do seu debilitado estado de saúde, iniciou o processo de transição, sem levar em contas interesses pessoais, mas visando tão somente o bem estar da obra de Deus. Este ato foi reconhecido como honroso por muitos pastores do estado do Rio Grande do Sul. Após passar o cajado para o seu sucessor, já jubilado, voltou a residir em Ijuí, e em meio ao tratamento médico de insuficiência renal, faleceu em 15 março de 2004, aos 75 anos.
"Tínhamos fortes laços de amizade e parentesco com o Pr. João Ferreira, pois o mesmo era irmão da minha sogra Madalena Ferreira Pontes e tio da minha esposa Cláudia. Na companhia da minha esposa Cláudia, fizemos 3 viagens ao Rio Grande do Sul, em visita ao Pr. João Ferreira e sua familia. Este tinha muita satisfação em nos receber, e com muito prazer nos apresentava como seus familiares. Nesses momentos, confiava o púlpito da igreja sede em Ijuí para que eu e a minha esposa ministrasse a Palavra de Deus aos irmãos Ijuienses. Da mesma forma, quando lhe visitamos na capital, ele designou o pastor Geraldino Silva para me levar para pregar em algunhas igrejas de Porto Alegre e de cidades vizinhas.
Um ponto surpreendente, foi quando o Pr. João Ferreira, abdicou de pregar na santa ceia da igreja matriz da capital, e permitiu que eu pregasse em seu lugar.
Fizemos amizades em Ijuí e Porto Alegre, destaco o amigo Pr. Geraldino Silva, Pr. Ezequiel, Ev. Berlese, Pr. Agemiro, Pr. Vilmar" destacou Pastor Edinaldo Domingos.
0 Comentários