Ultimas Noticias

Vereador Adailton Targino entra na luta pela construção da RN 233 Transchapadão

 

O vereador Adailton Targino (MDB), de Apodi, em pronunciamento nesta quinta-feira dia (09), entrou na luta pela construção da RN 233, a RN é conhecida como Transchapadão.

Foi aprovado junto em requerimento uma audiência pública, para discutir sobre construção dessa importante obra, e convocar autoridades competentes para unir forças em prol desse projeto que tanto irá desenvolver o município de Apodi.

RN 233 Transchapadão 

Extensão: A RN 233, que inicia na BR 405 no município de Apodi, na altura do Km 72. Sua extensão é de 19 Km até divisa com o Estado do Ceará que fica no Sítio Lajes do Meio. Desses 19 Km, 6 Km já é asfaltado da BR 405 até o Distrito de Soledade (os 6Km precisam de recuperação urgente). 

Nome: A RN é conhecida também como Trans-Chapadão.

Benefícios: O maior benefício é o acesso (direito de ir e vir) não só ao Distrito de Soledade onde está localizado o sítio arqueológico uma das maiores atrações turísticas do nosso Estado e do Brasil, como também de 23 assentamentos rurais sendo 16 deles da reforma agrária, várias agroindústrias e indústria da Cal, que serão beneficiados com esse acesso, sem contar que liga os Estados do RN e CE. 

Importância: Essa Rodovia fomentará toda cadeia produtiva do Município de Apodi, especialmente da Chapada e de outros Municípios circunvizinhos, alavancando a economia e o Turismo uma vez que já está comprovado que o que mais dificulta o escoamento da produção da Chapada é o acesso.  

Pontos positivos: Os 13 Km que faltam ser executados da Rodovia não precisam de Pontes, no máximo precisará de pequenos Bueiros em alguns pontos pra passagem d’água na época chuvosa. Somos o número 1 na apicultura no Estado, somos o número 1 na caprinocultura no Estado, temos o melhor solo, temos água mineral no nosso subsolo, somos número 1 na produção de arroz vermelho, somos o número 1 na produção da Cal, somos o número 1 no turismo Arqueológico, Pedagógico e de aventura. Porém, tudo isso precisa ser traduzido em benefícios par aos moradores dessa região.

Maiores dificuldades: 1º o Acesso, o que dificulta o escoamento da produção da Chapada, além do grande fluxo de pessoas residentes nas comunidades e assentamentos tendo em vista que em Apodi a metade de sua população reside na zona rural.

Quais estrutura usada hoje: Os 6Km que existem e dão acesso ao Lajedo de Soledade estão em péssimas condições. Além dessa RN 233, o restantes são estradas vicinais que só no município de Apodi passam dos 900Km e que precisam ser restauradas anualmente.

População Beneficiada: Só na chapada em torno de 7 mil habitantes, porém, todo o Município de Apodi, Municípios circunvizinhos e todo o Estado serão beneficiados, uma vez que liga 2 Estados encurtando distâncias.

Fluxos: Distrito de Soledade, Turismo média muitos visitantes mês, Assentamentos, Produção da Cal, Produção de paralelepípedos, Ângel Agrícola, Agrícola Famosa, Melão Mossoró, Melão Japonês, agricultura familiar, Caprinos, Ovinos, Bovinos, Mel, Milho, Feijão, Sorgo, Melão, Mamão, Melancia, Cebola, Verduras, legumes e artesanato. Toda essa produção já passa hoje por esse acesso, e eis aí a importância de pavimenta-la. 


0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino