Prefeitura de Mossoró mobiliza mais de 2,4 mil estudantes para o Saeb 2023
Por: Maricelio Almeida
Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)
Após um longo trabalho de preparação, que envolveu uma série de atividades, como formações, simulados, aulões, entre outras, iniciou-se o período de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023. A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está mobilizando mais de 2,4 mil estudantes, de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, de 45 escolas, que irão se submeter ao teste nos próximos dias.
No primeiro dia de aplicação das provas, nesta terça-feira (24), a Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, por exemplo, garantiu a participação de 100% dos alunos das turmas de 5º e 9º ano, um resultado exitoso, conforme destaca a diretora da unidade, Erilene Marinho.Erilene Marinho
“Esse é um trabalho de cunho coletivo. Faço um reconhecimento à supervisão escolar, ao pessoal de apoio, aos nossos professores, e também à articulação da Secretaria de Educação, em oferecer as formações para a equipe da escola, simulados, os aulões. A educação é feita com muitas mãos que se entrelaçam”, pontuou, destacando a presença de 96 alunos da escola na avaliação.
Entre os estudantes que participaram da prova, estão Amabília Cristine e Lucas Bernardo, do 9º ano, que ressaltam a importância da preparação oferecida pela Rede Municipal ao longo do ano, por meio do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), edição “De Olho no Saeb”, realizado a partir do “Mossoró Cidade Educação”.Amabília Cristine e Lucas Bernardo
“Na prova, eu fiquei mais aliviada devido aos simulados. Achei também que as questões não foram muito difíceis. A assistência da escola foi essencial para contribuir nesse processo, assim como os aulões”, disse Amabília, deixando ainda uma mensagem para os alunos que ainda irão fazer a prova: “Por mais que pareça impossível, é só relaxar e confiar no processo. Tentaremos ser mais confiantes e ter mais clareza das perguntas. Focar mesmo na prova que dará tudo certo”.
“Se não fosse o incentivo tanto da diretora, do pessoal da escola, e principalmente dos professores, acho que a gente também não teria tanta confiança na prova, porque normalmente as pessoas duvidam da própria capacidade, mesmo com o preparo. Se não fosse todo o incentivo e o preparo com nossos aulões, simulados, acho que não teria sido a mesma coisa, teria sido algo extremamente diferente, até mesmo mais desafiador”, complementou Lucas Bernardo.Eric Jhoe e Iane Vitória
Alunos do 5º ano da Escola Maurício Fernandes, Iane Vitória e Eric Jhoe também destacam o quão importante foi o processo de preparação conduzido pela Rede Municipal ao longo de 2023. “O professor avisou no começo do ano que ia ter essa prova, e a gente começou a preparação, fazendo vários simulados, participando de aulas aos sábados, várias atividades. Achei fácil a prova e bem legal também. A dica que deixo é que a gente deve dar o nosso melhor, ter confiança”, afirmou Iane.
“Tivemos aula em dia de sábado, depois simulado, tanto on-line quanto no caderno, sempre aprendendo mais para o dia do Saeb. Foi fácil. Minha mensagem é que estudem mais sobre a prova e sempre se preparem, que o estudante também não fique muito nervoso, que a prova é fácil, porque se ficar nervoso, tentar fazer rápido, você errará algumas questões”, orientou o pequeno Eric Jhoe.Professor Erialdo de Souza
O professor Erialdo de Souza enfatizou o engajamento do corpo docente da Escola Maurício Fernandes na preparação dos alunos não apenas para o Saeb, como também para o processo formativo dos estudantes de maneira geral.
“A gente tem um reconhecimento grande em relação à importância da prova do Saeb para as políticas públicas de educação e também para a formação do aluno, a gente tem todo esse cuidado. Essa preparação começa desde o início do ano. Há um engajamento de todos os professores. Fizemos bastante simulados com os alunos, revisão de conteúdo, muitas atividades. Essa participação de 100% foi um sucesso”, contou, acrescentando:
“Além desse compromisso que a gente tem na qualidade de professor, nós tivemos um total apoio da direção da escola e também da supervisão, que sempre estiveram presentes, conversando com os pais sobre a importância do Saeb, reforçando nos grupos da escola. É uma alegria saber que todo esse trabalho que começamos a desenvolver desde o início do ano, hoje surte esse efeito”, concluiu.
0 Comentários