Ultimas Noticias

Governadores tomam posse; União e PT vão comandar 4 estados cada





Governadores eleitos nas 27 unidades da Federação do país tomam posse neste domingo (1º/1). Entre eles, 18 foram reeleitos e serão reconduzidos ao cargo. Apenas nove assumirão o posto pela primeira vez.

Somente dois governadores que tentaram a reeleição não venceram: Rodrigo Garcia (PSDB) em São Paulo e Carlos Moisés (Republicanos) em Santa Catarina. Doze chefes do Executivo estaduais conseguiram se reeleger ainda no primeiro turno, enquanto seis só levaram a disputa no fim de outubro.

Na divisão dos partidos, União Brasil e PT estarão à frente de quase 1/3 dos estados brasileiros, governando quatro estados cada um. Legenda resultante da fusão entre PSL e DEM, o União estreou nas eleições de 2022 com o mesmo desempenho do PT, que por sua vez repetiu o feito da eleição passada.

O União levou dois governos em primeiro turno: Goiás, com a reeleição de Ronaldo Caiado, e Mato Grosso, com a reeleição de Mauro Mendes. No segundo turno, o Amazonas, de Wilson Lima, e Rondônia, de Marcos Rocha, escolheram representantes da sigla para ocuparem o cargo de governador pelos próximos quatro anos.

Já o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou a primeira fase da corrida pelos governos estaduais à frente das outras legendas, com três governadores eleitos.

Os petistas levaram a melhor no Ceará, com Elmano de Freitas, no Piauí, com Rafael Fonteles, e no Rio Grande do Norte, onde reelegeram Fátima Bezerra. Completa o time petista o governador eleito na Bahia, Jerônimo Rodrigues, que estreou com vitória no pleito deste ano.

Metrópoles

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino