Ultimas Noticias

Tarcísio é diplomado governador de SP pelo TRE sob gritos tímidos de ‘mito’







Aos gritos de “mito”, o governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) nesta segunda-feira, 19.

A cerimônia, realizada na Sala São Paulo, também diplomou o vice-governador eleito, Felicio Ramuth (PSD) e o senador eleito Marcos Pontes (PL), além de 70 deputados federais do Estado e 94 estaduais.

O evento foi marcado por vaias e aplausos a parlamentares bolsonaristas eleitos pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, mas teve tom pacífico.

Já Tarcísio foi aplaudido em pé pelos deputados de partidos aliados, e ouviu alguns gritos de “mito” de um grupo que estava na plateia, em referência ao seu padrinho político, Bolsonaro.

No evento, a Justiça Eleitoral habilita os eleitos a assumirem seus mandatos em janeiro de 2023. Candidaturas com contas questionadas, por exemplo, ainda podem ser punidas se houver abertura posterior de ação de investigação pelo Ministério Público Eleitoral.

Na abertura da diplomação, o presidente do Tribunal Regional do Estado, Paulo Sérgio Galizia, defendeu o resultado das urnas, questionado em atos antidemocráticos.

“A Justiça Eleitoral não admite pressões ou ameaças, venham elas de onde vierem. (…) Só deve obediência à democracia da qual é sua incansável guardiã. A Justiça Eleitoral jamais presta contas aos poderosos, só presta contas à cidadania brasileira”, disse.

O pronunciamento foi visto como um recado aos bolsonaristas. Entre os presentes no palco estavam os deputados federais eleitos Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Ricardo Salles (PL-SP) e Mário Frias (PL-SP). Ao serem chamados a receber o diploma, os três ouviram fortes aplausos e vaias da plateia composta por convidados.


Além deles, parlamentares do União Brasil, como Kim Kataguiri e Rosângela Moro, também foram vaiados. Já a deputada federal Carla Zambelli (PL) não estava presente.

Estadão Conteudo

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino