Ultimas Noticias

PROJEÇÃO DO BG] DEP ESTADUAL PSDB: Partido deverá eleger 9 deputados; confira o levantamento e os favoritos




O BlogdoBG mais uma vez lança rodada de projeções para as eleições proporcionais como fez nos pleitos de 2012, 2014, 2016, 2018 e 2020. Esse ano as projeções serão para os possíveis eleitos para Deputados Federais e Estaduais. As projeções são feitas com base em 13 pesquisas realizadas pelos Institutos Brâmane( 7 ), Consult( 3 ), DataVero( 1 ), SETA( 1 ) e Agora SEI (1 ), de junho até 29 de setembro. Essas 13 pesquisas foram lançadas num sistema próprio do BlogdoBG, e entrevistaram 22420 pessoas no RN neste período de 4 meses.

Ela abrange as eleições para deputado estadual e para deputado federal. Em 2018, o blog acertou 21 dos 24 deputados estaduais eleitos e os 8 federais. Em 2020, o BG acertou 25 dos 29 vereadores eleitos em Natal. No pleito de 2014, para deputados, o BG acertou os oito deputados federais eleitos e 22 dos 24 deputados eleitos.

Para 2022, a base de pesquisas foi a maior que o BG já trabalhou. Foram realizadas 22.420 entrevistas divididas em 13 pesquisas. Nas treze pesquisas, foram citados 122 nomes dos 187 aptos pela Justiça Eleitoral para a concorrerem nas eleições de deputado federal

Todas as análises feitas foram projetadas com base em cada nominata, considerando o eleitorado potiguar de 2.554.727 eleitores.

DEPUTADO ESTADUAL PSDB: 9
Segundo o nosso estudo, o PSDB deverá eleger 09 deputados estaduais. A possibilidade de eleger um décimo nome é mínima e outras nominatas teriam que se sair muito mal para isso acontecer.

No PSDB, por ser a maior e mais forte nominata, ela é tão forte, que entre os 10 nomes mais citados em todas as pesquisas, 7 são dessa nominata.

Dividimos a nominata por blocos. O primeiro bloco, que deverão ser os mais votados do partido, e composta pelos seguintes nomes:

1º BLOCO

EZEQUIEL FERREIRA – Foi o mais citado do partido, e o segundo mais citados em todas as pesquisas.

DR BERNARDO – Vem em segundo no partido e o terceiro mais citado em todas as pesquisas

TOMBA FARIAS – É o terceiro mais citado no partido.

KLEBER RODRIGUES – É o quarto mais citado no partido.

Esses nome acima a possibilidade de ficarem de fora, consideramos ZERO.

2º BLOCO

UBALDO FERNANDES – É o quinto mais citado do partido, vem tendo citações em diversos municípios, além que será o primeiro ou segundo mais votado em Natal.

NELTER QUEIROZ – É o sexto mais citado do partido, além de está vindo muito forte no vale do Assu, e na sua região, Jucurutu, vem tendo citações em quase todo Seridó.

Esses dois nomes acima, a possibilidade de não entrarem é mínima.

3º BLOCO
ALBERT DICKSON – É o sétimo mais citado no levantamento, com citações espalhadas no estado todo e com predominância no seguimento evangélico.
GUSTAVO CARVALHO – É o oitavo mais citado no levantamento, com citações espalhadas e com um crescimento grande na reta final. Precisa estar atento ao dia da eleição.
GETÚLIO REGO – É oitavo mais citado no levantamento, leva desvantagem para Gustavo Carvalho, por ter citações muito concentradas.
Esses três nomes, precisam ter bastante atenção, porque já estão na zona crítica.
4º BLOCO
DR. KERGINALDO – Candidato de primeira viagem, se destacou bem nas pesquisas, com muitas citações no médio oeste e em outra regiões, poderá surpreender.
GALENO TORQUATO – Mostrou um crescimento nas últimas pesquisas, mas longe do desempenho que obteve em 2018. Corre sérios riscos de não renovar o mandato.
JOSÉ DIAS – Foi o último deputado eleito em 2018, nunca surpreende nas pesquisas, mas pela estrutura política que tem, era para está melhor posicionado. Também corre sérios riscos de não renovar o seu mandato.
RAIMUNDO FERNANDES – Situação crítica do deputado, de todos é o de longe o que tem a posição mais fragilizada no nosso levantamento.
Não estamos dizendo que esses 4 nomes não entrarão. São experientes e acostumados a eleições. Podem até tirar uma vaga dos que estão acima, mas não será fácil.
Outro nome que teve boas citações no agregado das pesquisas, foi o de Leila Maia, deverá ter uma boa votação, mas muito longe dos nomes acima.
A nominata do PSDB é composta por 20 candidatos, e sozinha, obteve 40% das citações.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino