Ultimas Noticias

Assembleia votará projeto que proíbe cigarros eletrônicos em ambientes







O deputado estadual Hermano Morais (PV) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa que proíbe o uso de cigarros eletrônicos em ambientes fechados no Rio Grande do Norte, tanto públicos quanto privados. O projeto ainda será votado pelo plenário. Atualmente, o uso de cigarros comuns já é proibido nesses locais.

O parlamentar alega que a comercialização desses produtos é proibida no Brasil, por meio de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Hermano enfatiza, ainda, que o uso desses cigarros eletrônicos expõe o organismo dos fumantes “a uma variedade de elementos químicos gerados pelo próprio dispositivo (nanopartículas de metal), e pela relação direta com o processo de aquecimento ou vaporização, já que alguns produtos contidos no vapor de cigarros eletrônicos incluem carcinógenos conhecidos e substâncias citotóxicas, potencialmente causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares”.

O deputado estadual acrescenta que o uso dos cigarros eletrônicos está ligado ao desenvolvimento de síndromes como a Evali, sigla que, em português, significa “doença pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou vaping”. A doença respiratória aguda gera tosse, falta de ar e dor no peito, sendo comuns também dores na barriga, vômitos e diarreias, além de febre, calafrios e perda de peso, podendo facilmente ser confundida apenas com um quadro gripal.

A Evali pode causar ainda fibrose pulmonar, pneumonia e chegar à insuficiência respiratória. Observamos também início de bronquite asmática nos usuários e doença pulmonar obstrutiva crônica, levando as pessoas a adoecerem gravemente, e inclusive, vir a óbito.

Blog do Passaro 

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino