Ultimas Noticias

Pesquisa/Sensatus mostrou queda de Fátima Bezerra acima da margem de erro






A Band Natal contratou o instituto Sensatus Pesquisa, o mesmo que faz as pesquisas internas para o PT Potiguar. Os números foram divulgados na última quinta-feira 24. De acordo com o registro RN-01195/2022, o instituto ouviu 1.666 pessoas em 54 municípios de oito regiões do Estado. Mesmo número que fez antes dos festejos natalinos, no fim do ano passado. Foram 30 perguntas em cenários eleitorais para Governo do RN, Presidência da República e questionamentos espontâneos e estimulados com cenários diversos. A margem de erro é de 2,4% pontos percentuais para mais ou para menos.

Pela questão estimulada ao Governo, a governadora Fátima Bezerra (PT) teve 35,6%, quatro pontos a menos que em dezembro/2021, que foi 39,9%. Nesta pesquisa, 21,6% não sabem em quem votar e 13,7% branco/nulo.

Carlos Eduardo Alves (PDT), mesmo já tendo declarado que será candidato ao Senado, foi colado estimulado como governador e chegou a 15,9%. Styvenson Valentim (Podemos) teve 9,2% e Benes Leocádio (Republicanos) chegou a 2,4%, mesmo percentual da margem de erro. Clorisa Linhares (PMB) e Haroldo Azevedo (PP) foram citados por 0,6% cada. O nome do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), não foi incluído pelo Sensatus, pois este não confirmou candidatura.

Quando não cita nenhum nome, na pesquisa espontânea, Fátima Bezerra chega a 21,1%. Em dezembro, na mesma pesquisa ela chegou a 27,2%, uma queda de quase 6%. Quem declarou que ainda não sabe em quem votar chega a 58,7% mais que o dobro das intenções de voto da atual governadora. Branco/nulo chegou a 10,5%. Carlos Eduardo, Styvenson Valentim, Benes Leocádio, Álvaro Dias, Ezequiel Ferreira, Clorisa, Haroldo Azevedo, Luiz Fernando, Robinson Faria e Rogério Marinho chegaram juntos a 7,1%. Mostrando que a população ainda não enxerga um nome contrário a governadora como definido.

Não vota de jeito nenhum. O quesito rejeição foi estimulado apenas com os nomes do cenário principal para o Governo. Quando questionado em quem não vota para Governador: Fátima lidera com 22%; Styverson (10,7%), Carlos Eduardo (5,5%), Haroldo Azevedo (4,3%), Clorisa Linhares (4%) e Benes (3,5%). Não sabe/Não respondeu à pergunta 55,4% e 9,7% rejeita todos os nomes apresentados.
Transferência

A pesquisa Sensatus contratada pela Band Natal também mediu o poder de transferência entre os líderes da polarização nacional no RN. O(a) Sr.(a) votaria em um candidato ou candidata apoiada pelo ex-presidente Lula? 42,6% Vota com certeza; 38,8% Não votaria e 18,6% Poderia votar. A mesma pergunta feita com o presidente Bolsonaro mostra que 62% Não votaria; 23,4% Vota com certeza e 14,6% Poderia votar.
Governadora

A mesma pergunta foi feita testando o a transferência de votos de Fátima Bezerra do PT: 54,1% não votaria; 24% Vota com certeza e 21,9% Poderia votar. Como mostrou as respostas, a governadora não apresenta os bons índices de Lula no quesito transferência de voto no RN.
Presidência

No RN, Lula continua mostrando liderança com folga nas pesquisas. Na espontânea chega a 49,6% contra 25,3% de Bolsonaro. 15,5 não sabem e 4.1% Branco/Nulo. Outros nomes juntos chegaram a 4,4%. Na estimulada, quando apresenta nomes, Lula sobe para 54%, Bolsonaro 25,9%, Ciro Gomes 5,5%, Moro, 0,8% e João Dória 0,2%. Não sabe 8,6% e 4,9% branco/nulo. Lula continua sendo a grande esperança para a reeleição da governadora Fátima Bezerra.

Agora RN

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino