O mundo político está em efervescência. Enquanto os limites das normas eleitorais permitirem, diálogos, acertos e muitas águas vão rolar entre as siglas partidárias. Com a instituição das federações partidárias, certas composições não agradarão a todos. Estas ainda podem constituir alianças com partidos isolados. O PT espera formalizar uma federação com PSB, PV e PCdoB e costura uma aliança com PSD, que, no Rio Grande do Norte, é comandado pelo ex-governador Robinson Faria.

Recentemente, foi divulgado que, em meio aos acenos entre o pré-candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, para aliança já no primeiro turno da corrida eleitoral, lideranças de 16 estados da sigla resistem ao acordo nacional com os petistas. De acordo com estes cálculos eleitorais, que levam em conta os diferentes cenários regionais, o mais conveniente, para a maioria dos dirigentes, seria uma postura neutra ou candidatura própria — há ainda uma minoria que defende o alinhamento ao projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Independentemente da aliança com PT, Robinson Faria namora com o PP e deve mesmo deixar o PSD. Em contato com a assessoria do partido, nos foi revelado que “ainda não temos essa informação confirmada”. Porém, não houve resposta para quem fala pelo Diretório Estadual da sigla. Para entender o que pensa o PSD local sobre uma possível aliança com o PT, a reportagem do AGORA RN conversou com a vereadora de Natal, Camila Araújo, presidente do PSD Mulher no Rio Grande do Norte.

Camila foi enfática ao afirmar que o seu partido não fará qualquer aliança com o PT da governadora Fátima Bezerra. Com relação à Presidência,a vereadora é adepta ao que pensa outros 15 diretórios regionais: ser neutro ou ter candidato próprio. “Nossa avaliação segue o pensamento já manifestado por outros diretórios no sentido de que o partido deve encaminhar uma candidatura própria ou, em segundo caso, se manter neutro em relação à disputa presidencial. Já em âmbito local podemos afirmar que não existe possibilidade alguma de aliança com o PT”, enfatizou.

Agora RN

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...