Ultimas Noticias

Deputado Sóstenes Cavalcante deve assumir a Bancada Evangélica nesta quarta-feira (09)






Após vários embates nas redes sociais pelo comando da Frente Evangélica, enfim, os dois líderes entraram em consenso e o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) disse nesta segunda-feira que entrou em um acordo com o atual presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), Cezinha de Madureira (PSD-SP), para ser o novo líder do grupo.

Segundo Sóstenes, o anúncio deve ser feito nesta quarta-feira (09) logo após o culto agendado para ocorrer no plenário 2 da Câmara dos Deputados. Para garantir a “transmissão de cargo”, Sóstenes foi até o gabinete de Cezinha na última quinta-feira falar sobre a sucessão.

– A conversa foi tranquila. Está tudo alinhado com o Cezinha. Ao final da “Santa Ceia”, ele faz a transição. Não tem nenhum problema. Fizemos um comentário sobre a dificuldade que tivemos durante o recesso. Mas página virada e vida que segue – disse Sóstenes, referindo-se à disputa interna que foi travada na Frente nas últimas semanas.

Em dezembro de 2020, Cezinha e Sóstenes combinaram um revezamento na presidência da bancada, cujo mandato, em tese, dura por dois anos. O primeiro presidiria em 2021, e o segundo em 2022. No fim de 2021, no entanto, o acordo passou a ser contestado por lideranças evangélicas da Assembleia de Deus Ministério Madureira, da qual Cezinha é representante. Em culto no qual o presidente Jair Bolsonaro estava presente, o bispo Samuel Ferreira, líder da Madureira, defendeu a recondução do deputado paulista ao posto.

A declaração irritou o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, da qual Sóstenes é membro. Malafaia cobrou o “caráter e a palavra” de Cezinha. A crise aumentou quando o deputado Abílio Santana (PL-BA), atual tesoureiro da Frente e membro do Ministério Madureira, gravou um vídeo chamando o pastor de “cínico malafeia”.

A briga, que foi tornada pública por meio de áudios e vídeos vazados nas redes, expôs um racha entre duas alas diferentes da Assembleia de Deus, a maior igreja pentecostal do Brasil em número de seguidores.

Procurado, Cezinha da Madureira não quis comentar sobre o acordo firmado – ele tem mantido o silêncio desde que o embate foi instaurado no fim do ano passado. A sua assessoria, no entanto, confirmou que ocorrerá a cerimônia especial da “Santa Ceia” nesta quarta-feira – tradicionalmente, o culto costuma preceder a “consagração” do novo líder da bancada.

Após o entrevero com Malafaia, Abílio Santana afirmou que fez as pazes com o pastor (“ficou esclarecido o mal entendido”) e confirmou o acordo entre Sóstenes e Cezinha. Figura ilustre na bancada, o deputado Marco Feliciano (PL-SP) também afirmou que Sóstenes deve ser o novo presidente da Frente.

Formado em teologia e no segundo mandato na Câmara, Sóstenes declarou que pretende aproximar ainda mais o Palácio do Planalto da Frente Parlamentar Evangélica. O plano é convidar os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Negão (PSL-RJ) – o filho 03 e o amigo do presidente Jair Bolsonaro – para assumir diretorias na bancada. Os dois são evangélicos da Igreja Batista, mas nunca foram atuantes na Frente.

A meta de acordo com Sóstenes é ampliar a bancada evangélica para 191 deputados e 24 senadores. – Queremos chegar ao mesmo tamanho dos evangélicos na sociedade brasileira – um terço. Ainda somos subrepresentados no Parlamento – concluiu.

JM Notícias

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino