Ultimas Noticias

Memórias da IEADERN: Pr. João Batista da Silva

Presidente da Ass. de Deus no RN, de 1960 a 1993.

Síntese biográfica:
João Batista da Silva nasceu na Cidade do Natal, em 24 de maio de 1905. Originário de uma família pobre, logo cedo iniciou-se no trabalho, vindo a ocupar funções administrativas na antiga Prefeitura Municipal do Natal.Sua família, tradicionalmente católica romana, deseja que se tornasse padre. Entretanto, o ano de 1926 traria profundas mudanças para sua vida: em fevereiro, converteu-se ao evangelho; em março, foi batizado no Espírito Santo; e, em maio, desceu às águas batismais, sob as mãos do Pr. Bruno Skolimowysk.No ano seguinte, foi separado para servir como diácono, na Igreja de Natal. Iniciava, muito jovem, a brilhante carreira ministerial, à qual dedicou toda a sua vida.Em 28 de novembro de 1927, casou-se com Maria Anita Torres da Silva, com quem teve 16 filhos (dos quais, criaram-se 11: Josibias, Judite, Elizabeth, Hulda, Elza, Omar, Jerusa, Edite, Ione, João e Melquisedeque).Em dezembro de 1931 foi consagrado a presbítero; e, em 18 de fevereiro, a pastor. Designado para a AD em Ceará-Mirim, no interior do Estado, permaneceu pastoreando aquela igreja por cinco anos.Em 2 de fevereiro de 1939, deixou o RN para assumir o pastorado da AD em João Pessoa/PB e a Presidência da Convenção Estadual de Ministros da Paraiba, onde permaneceu por quase 11 anos.
Em 31 de janeiro de 1950, foi presidir a AD em Salvador, com jurisdição em todo o Estado da Bahia. Sua gestão foi marcada pela pacificação de ânimos e solução dos graves conflitos que afligiam aquela igreja.
Com o falecimento do Pr. Eugênio Martins Pires -fato ocorrido em 1959 - foi convidado pelo Missionário Eurico Bergstén (interino) para assumir o pastorado da AD em Natal e a Presidência da Convenção Estadual de Ministros da AD no RN..
O MINISTÉRIO EM NATALTeve início em 10 de janeiro de 1960 e estendeu-se po 33 anos e 4 meses, até a noite de 23 de maio de 1993, quando jubilou-se, com toda dignidade.
No período interconvencional de 1973-75, foi Presidente de Honra da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.
Teve participação decisiva na criação das Escola Teológicas das Assembléias de Deus no Nordeste (posteriormente transformada em ESTEADEB).

Pr. João Batista (púlpito), Pb. Gilson Oliveira (Presidente da UMADEN) e Mis. Eurico Bergnsten, por ocasião do XV Congresso de Mocidade de Natal.
Em seu pastorado foram criados órgãos como: Escola de Ensino de 1º Grau, Centro Integrado de Assistência Social (CIAD), entidade mantenedora de 2 creches e um lar para idosos, todos atualmente em atividades; expandiu o número de congregações, na Capital, de cerca de 6 para 57; enviando os primeiros missionários da IEADERN (Edson Alves da Silva, a Madagascar/África) e outros para Equador, Guatemala, Guiana Francesa e Paraguai. Entretanto, a maior contribuição que ao Estado foi a evangelização do Interior. Ao concluir seu pastorado, havia trabalho evangelísticoem todos os 153 municípios do RN, apesar de alguns poucos não terem obreiro residente.
A morte de sua amada esposa, ocorrida em 14 de dezembro de 1989, abalou profundamente o Pr. João Batista. Este fato, acrescido de outros problemas de ordem familiar, determinou um lento e gradativo processo de recolhimento, que culminou com a sua disposição em transferir o cargo.
Como último ato, escolheu pessoalmente o seu sucessor, transferiu o pastorado e recolheu-se definitivamente ao lar, jamais opinando sobre os destinos da Igreja.
No final da tarde do dia 31 de maio de 1999 - aos 94 anos de idade - foi chamado para a Glória Eterna. Seu corpo foi velado no Templo Central da IEADERN e sepultado com honras no Cemitério Parque "Morada da Paz", no dia 1º de junho de 1999.

1 Comentários

  1. Amado, meu nome é Washington Bezerra, filho do falecido Roldão Bezerra, evangelista da AD no Rio de Janeiro, então, Estado da Guanabara. Ao vasculhar seus arquivos, encontrei entre os mesmos, uma matéria sobre uma inauguração de um templo em Natal. Gostaria de ter certeza que foi na Igreja deste falecido Pastor pois o nome dele é citado, posto que não tenho certeza se dele mesmo, levando em conta que a matéria é de muito tempo atrás, de um recorte de um jornal. Como faço para mandar para vc averiguar. Grato.

    ResponderExcluir

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino