Ultimas Noticias

Jonas o maior pregador da historia (Jn 3.4) - Por Marlon Araújo


..Logico depois de JESUS, ele foi mesmo o maior de todos os tempos na minha insignificante opinião!
Jonas é o único profeta que JESUS se relacionou a si próprio, (Mt 12.39-41), como figura de sua própria estadia no coração da terra.
Jonas é um livro incomum, tanto por sua mensagem quanto por seu mensageiro; ele é o único profeta hebreu do AT que profetizou para os gentios.
Nínive era uma cidade com muitas lendas e mitologias, e uma dessas lendas o povo dizia, que um deus iria surgir do mar; DEUS que é extremamente sábio, usou a lenda desse povo para cumprir o seu proposito com o profeta.
Mas Jonas é um profeta relutante, que não quer proclamar a mensagem divina por temer que os assírios reajam bem e sejam poupados pelo DEUS compassivo.
De todas as coisas e pessoas mencionadas no livro- a tempestade, as sortes, os marinheiros, o peixe, os ninivitas, a planta, o verme e o vento-, o único que falha em obedecer a DEUS é o profeta.
Há pior coisa que pode acontecer com o homem, é quando DEUS entrega o homem a ele mesmo, (Rm 1.24), e Jonas foi entregue a ele mesmo, como resultado ele só desceu, para Jope, para o navio, para o porão, para o mar e para o ventre do peixe.
Jonas teve muitas chances de orar mais não orou, no peixe chamado (chamado de cão do mar), ele clamou e o clamor que muda qualquer ambiente, mudou o ambiente aonde o profeta estava.
Então o pregador transcultural chega em Nínive, e começa a pregar uma mensagem de 5 palavras (no hebraico), sem nenhuma unção, também não queria pregar, porque em seu zelo patriótico, Jonas coloca o seu país a frente de DEUS e se recusava a representar o SENHOR nessa cidade.
Jonas o pregador que pregar com raiva, sem vontade alguma que aquela nação se salva-se. Ele para mim é o maior de todos, porque foi o 1º pregador que viu 100% sua mensagem se cumprir totalmente.
Adade-Nirari 3, que era o nome do rei de Nínive ficou impactado com a pregação desse profeta, e ele e a sua cidade se rendeu com a pregação de Jonas.
Essa verdadeira historia, tem uma aplicação tremenda para os nossos púlpitos, aonde esse nome de pregador parece até uma conotação profissional, são chamados de oradores, preletores e conferencistas, amém por isso; mas o verdadeiro pregador é aquele que traz vida para as pessoas.
Nós somos os maiores fabricantes de bezerros de ouro dessa época, ganhamos dos nossos primos católicos, por escolhe o pregador e não a pregação, irmão a Palavra do SENHOR não volta vazia, (Is 55.11), qualquer crente fiel que pregar uma mensagem divina, se você estiver ligado irá aprender alguma coisa com esse irmão.
Pregar é a maior responsabilidade que uma pessoa tem na vida, porque se você falar alguma coisa errada, você pode mandar um ouvinte para o inferno.
Igreja DEUS não tem compromisso com o cano enferrujado, e sim com a água limpa, então vamos prestar atenção com a mensagem e não somente com o mensageiro.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino