Após sua participação este ano no 34º
Gideões Missionários da Última Hora, em Camboriú, Santa Catarina, o
pastor Marco Feliciano passou a ser alvo na internet de uma série de
acusações por conta de um trecho de sua mensagem que falava sobre a
criação do homem.
Na ministração, o pastor afirma que quando Deus criou o ser humano uniu “o espírito dos anjos” com “a alma dos animais”.
Como já se tornou comum na internet
brasileira quando se trata de um assunto relativo ao pastor, o vídeo
viralizou. Muitas páginas de Facebook dirigidas ao público evangélico
passaram a tratar do ensino como “heresia”. Embora muitos defendam o
pastor, afirmando que havia consistência, a maioria parece preferir
atacá-lo não só como pastor, mas também como político.
Ciente disso, a resposta de Marco
Feliciano foi postada em seu perfil do Facebook. O texto assinado por
ele é quase um estudo bíblico. Ele afirma que “nos últimos dias dentro
do cristianismo há um espírito que opera, chamado por Paulo de
chocarrice”.
Citando o texto de Efésios 5:4, o pastor
afirma que as críticas vêm de “falsos irmãos que vivem de debochar
daquilo que não compreendem por pura falta de contato com a palavra e
absortos pela ignorância e leniência”.
Lembrou ainda que, por sua postura
política, é “desafeto político de muitos evangélicos ‘progressistas’,
apoiadores do PT e de ditadores… e de outros seguidores da Teologia da
Libertação”.
A seguir, passou a discorrer que, segundo
a Bíblia, os anjos foram as primeiras criaturas criadas por Deus e são
“espíritos” sem corpo (Hebreus 1:14). O mesmo termo hebraico, “ruach”
aparece nas Escrituras para se referir ao espírito humano (Jó 32:8,
Salmo 31:5 e Salmo 146:4).
Ressaltou ainda que os animais criados
por Deus são “alma vivente” (Gênesis 1:24). Seu corpo veio do mesmo pó
da terra de onde saiu o homem (Adão). Esse homem, segundo Marco
Feliciano, possui então “Espírito, como o dos anjos, alma, como dos
animais irracionais e corpo (terra), como dos animais irracionais”.
Abordando o ensino sobre a tricotomia do
homem (1Ts 5.23; Hb 4.12), alistou quais são esses “três tomos”. O
primeiro é o corpo (Lv 4.11; 1Rs 21.27; Sl 38.4; Pv 4.22; Sl 119.120; Gn
2.24; 1Co 15.47-49; 2Co 4.7), o segundo é a alma (nephesh no hebraico)
(Sl 107.5,9; Gn 35.18; Dt 12.23; Lv 17.14) e por fim espírito (ruach no
hebraico) (Ec 12.7; Lc 20.37; 1Co 15.53; Dn 12.2).
Justificou seu ensinamento lembrando que a
ciência afirma que o homem é um “animal racional” e para a teologia, “o
espírito é o elemento de comunicação entre Deus e o homem”.
Sendo assim, finalizou reafirmando o que
pregou no último final de semana: “Portanto sim, Deus usou o espírito
(mesmo dado aos anjos), a alma vivente e o corpo (barro) ambos usados na
criação dos animais, para fazer/criar o homem”.
Com informações Gospel Prime
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