quarta-feira, 19 de julho de 2017

“Se eleito, serei melhor que Deus”, frase atribuída a Lula é falsa



Candidato declarado à presidência da República em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de um boato que circula em redes sociais e no WhatsApp desde o início da semana.

Blogs como os suspeitíssimos News Atual e Colégio Eleitoral, conhecidos por propagarem notícias falsas na internet, inventaram que Lula disse a seguinte frase: “Eu fui melhor que Getúlio e se eleito serei melhor que Deus”.
O texto, compartilhado 54.000 vezes apenas no News Atual, é o seguinte:

Para o ex-presidente o céu tem que ser aqui na Terra dando oportunidades melhores para os trabalhadores.

O ex-presidente Luis [sic.] Inácio Lula da Silva disse durante um discurso disse [sic.] que é bobagem acreditar que o pobre só vai ganhar os céus depois da morte.

Ao se expressar desta maneira ironiza a passagem escrita em Lucas 18.25 que diz ”Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”, e diz “Eu fui melhor que Getúlio e se eleito serei melhor que Deus”.

Há, de fato, o registro de que o ex-presidente classificou como “bobagem” e ironizou a passagem bíblica de o Reino de Deus é para os pobres, expressa no evangelho de Lucas, capítulo 18, versículo 25.

Segundo reportagem do jornal O Globo publicada no dia 21 de julho de 2011, de onde a inspiração para a notícia falsa surgiu, Lula disse o seguinte a uma plateia de pequenos agricultores, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia:

“Bobagem essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu. O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno”.

Em dois discursos em 2016, Lula chegou a se comparar a Jesus Cristo, dizendo que só Ele teria uma história mais conhecida que a do petista no Brasil e que também fora perseguido, assim como o ex-presidente diz ser. Não houve nessas ocasiões, contudo, nenhuma afirmação de Lula de que, caso eleito, seria “melhor que Deus”.

Esbanjando modéstia, o petista também já declarou que foi “o melhor presidente da história do Brasil”, como em entrevista ao jornal britânico The Guardian, publicada em julho de 2016. “Gostaria que outra pessoa concorresse. Eu saí com 87% de aprovação. Eu fui o melhor presidente da História do Brasil. É quase uma missão impossível tentar repetir esse desempenho. Eu teria que competir contra mim mesmo”, afirmou, sem, no entanto, comparar-se diretamente ou fazer qualquer referência ao ex-presidente Getúlio Vargas.

Nem os textos publicados por O Globo e The Guardian, nem nenhuma outra reportagem já produzida por veículos de imprensa confiáveis, citam, contudo, a suposta fala de Lula de que “fui melhor que Getúlio e se eleito serei melhor que Deus”.

Caso esta polêmica declaração tivesse saído mesmo da boca do ex-presidente, haveria, por certo, fartos e fidedignos registros na mídia, ao alcance de uma simples busca na internet. Embora costume ressaltar em seus discursos proezas de seus mandatos “nunca antes alcançadas na história deste país”, Lula nunca disse isso. (VEJA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...