Após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na manhã desta terça-feira (9/11), o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que PRB (atual Republicanos), PP e PL formarão o tripé para reeleição de Bolsonaro em 2022.

“O presidente está finalizando o entendimento com a sua filiação partidária. O Progressistas tinha declarado que estará com ele, então, o nosso partido é um partido com que ele pode contar. Nós esperamos ter PRB, PP e PL como o tripé da reeleição do presidente”, pontuou Barros, em entrevista no Palácio do Planalto. Segundo o deputado, outros partidos devem agregar à aliança.

Nessa segunda-feira (8/11), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou o ingresso do chefe do Executivo na sigla.

Nesta terça, enquanto falava com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada, Bolsonaro disse que a filiação ao PL está “quase certa”, uma vez que não conseguiu angariar assinaturas necessárias para um partido próprio, o Aliança pelo Brasil.

“Devo decidir esta semana. Tenho que ter um partido. Vão me criticar. ‘Ah, esse partido…’ Todos os partidos têm problemas. Eu não consegui fazer o meu, porque a burocracia cresceu muito e foi impossível ter um partido. Então, está quase certo com o PL. Tem mais alguma conversa para acertar em um estado ou outro, para a gente partir para as eleições”, disse.


Data de filiação

A data da cerimônia que vai oficializar a filiação de Bolsonaro ainda está em discussão, mas o PL trabalha para que a formalização ocorra na próxima semana, em 22 de novembro, data que remete ao número da sigla nas urnas.

Para Ricardo Barros, as articulações estão em andamento, mas a decisão deve ser tomada em breve para dar início ao processo de montagem das chapas.

“Obviamente, o presidente ouve aos que vão acompanhá-lo também na filiação. Então, é uma avaliação que ele faz pessoalmente. E, pelo que entendo, a articulação para isso está em andamento. Esperamos que ele escolha logo e isso define para todos nós o trabalho de montagem de chapas, já que não há coligação entre os partidos.”

Por Metrópoles

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...