segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Governadora abre Feneciti em Mossoró



"São nos momentos de crise que temos que ter criatividade e iniciativa." A partir dessas palavras a governadora Fátima Bezerra declarou aberta a 2ª Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti) que é realizada, nesta sexta e sábado, 30 e 31, em Mossoró.


Na noite da abertura oficial, nesta sexta, Fátima visitou os estandes e destacou a feira como um espaço de desenvolvimento econômico sobretudo diante da difícil situação fiscal financeira do Estado. "Essa feira só está acontecendo porque o Governo entende que é preciso buscar parcerias com os empresários, as prefeituras, trazer e mostrar o que as nossas universidades privadas e públicas estão desenvolvendo. O RN tem como principal atividade econômica o setor de serviços, por isso temos que incentivar o empreendedorismo e isso não se faz de forma isolada", frisou.

Após sua estreia na região do Seridó, no mês de junho, a segunda edição da Feneciti chegou a capital do Oeste como um instrumento de marketing com o objetivo de aproximar o ambiente acadêmico às empresas potiguares, ao mesmo tempo em que fomenta o empreendedorismo local.

Promovida pelo Governo do Estado, com apoio da CDL de Mossoró e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL-RN), a feira expõe ainda diversas ações de órgãos da administração direta e indireta do Estado como a Caern, Companhia de Habitação (Cehab) e Instituto Técnico de Perícia (Itep).

Estão reunidas empresas, instituição, entidades federativas, universidades públicas e privadas, pesquisadores e empreendedores, distribuídos nos mais de cem estandes estruturados em frente à Estação das Artes Elizeu Ventania, Centro Cultural de Mossoró. " Essa feira é do povo do RN, é a aproximação das empresas, do Governo, da Inovação, do Crédito, dos Serviços. O RN está mostrando o que tem de melhor e é isso que vamos fazer a cada três meses em regiões diferentes do Estado", afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado. Ele enfatizou ainda que o evento é realizado sem investimentos do Estado e agradeceu as empresas e instituições que patrocinaram a Feneciti.

Em consonância com o intuito da Feneciti, a governadora realizou a entrega de cheques do Programa Microcrédito do Empreendedor. Foram quase R$ 80 mil investidos, por meio da Agência de Fomento do RN (AGN), na economia do município para a promoção da atividade de diversos microempreendedores dos setores de vestuário, confeitaria, perfumaria, estética, oficinas, confecção e fabricação de roupas.


"A AGN existe para fomentar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda no Estado. O mais importante neste momento é a soma de esforços, união de todos. Lembro que a orientação da governadora Fátima quando assumi a gestão foi de que deveríamos reforçar o microcrédito, amplia-lo, fomentar e desenvolver os negócios locais sem nenhuma política partidária. Só neste ano já foram contabilizados mais de R$ 1 milhão investidos para manter cerca de quatro mil pequenos negócios em todas as regiões do RN", destacou a diretora presidente da AGN, Marcia Maia.

A deputada Isolda Dantas reconheceu o esforço que o Governo tem feito para recuperar a autoestima dos potiguares. " A gestão tem trabalhado para garantir a perspectiva do desenvolvimento e a certeza que no final do mês os servidores vão receber seu salário. O que a governadora determina é que se é bom para o RN nós vamos fazer", pontuou. Como exemplo, a deputada lembrou da lei estadual que instituiu a compra da agricultura familiar que beneficia mais 90 mil famílias no RN.

Também estavam presentes na abertura da 2 Feneciti: a senadora Zenaide Maia; os deputados estaduais, Isolda Dantas e Allyson Bezerra; os reitores Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN) e Pedro Fernandes (UERN); o presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales; o diretor superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo; Crispiniano Neto (FJA); Carlos Augusto (Jucern); Íris Maria de Oliveira (Sethas); Pablo Cruz (Cehab); Guilherme Saldanha (Sape); Leonlene Aguiar (Idema), gestores e funcionários da administração direta e indireta do Estado, além de educadores, professores, estudantes, empresários, mossoroenses e visitantes da região.

Informações do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...