Ultimas Noticias

Assembleia de Deus faz 115 anos e homenageia fundadores com memorial em Belém

 

Assembleia de Deus celebra 115 anos e inaugura memorial em Belém. — Foto: Marco Santos / Ag. Pará


No sábado (20), a Assembleia de Deus celebrou seus 115 anos de história com a inauguração de um memorial em homenagem aos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, no local exato onde os pioneiros desembarcaram em Belém, em 19 de novembro de 1910. A solenidade, que integrou as comemorações do aniversário da igreja na capital paraense, reuniu centenas de fiéis, autoridades e lideranças religiosas.

O monumento, obra do escultor Mario Pitanguy, está localizado na área da Escadinha do Cais do Porto, ponto histórico que marca o início da trajetória dos dois suecos que, sem falar português e sem serem esperados por ninguém, deram origem à maior denominação evangélica do Brasil.
“Dois homens solitários”

Um dos presidentes da Assembleia de Deus no Pará, o pastor Samuel Câmara, destacou a importância do resgate histórico proporcionado pelo memorial.


“Nós estamos aqui no mesmo lugar onde, há 115 anos, desembarcaram dois homens solitários. Ninguém os esperava, não sabiam falar o nosso idioma, e chegaram aqui movidos por uma missão” — afirmou o pastor, visivelmente emocionado.

A fala de Samuel Câmara resgata o espírito missionário que moveu Berg e Vingren, que trouxeram a doutrina pentecostal ao Brasil e fundaram, em 18 de junho de 1911, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Autoridades presentes


A governadora do Pará, Hana Ghassan, participou da celebração e ressaltou a relevância da data para o estado e para o país.


“É um dia especial. Esse memorial representa a chegada dos dois pioneiros que fundaram a Assembleia de Deus, não apenas em Belém, mas no Brasil todo. Então, a gente fica muito feliz de participar desse momento e parabenizar pelo aniversário de 115 anos” — declarou a governadora.
Emoção e caminhada

A pastora Patricia Pinheiro, da coordenação Missão com Famílias, expressou a emoção dos fiéis diante do monumento:


“A emoção fica aflorada. A gente lembrar que dois missionários, jovens suecos e sem conhecer, nem ouvir falar muito do Brasil, aceitaram o desafio. Pela fé, se formou esse grande ministério” — disse.

Após a inauguração do memorial, os fiéis participaram de uma caminhada até a Praça da República, encerrando a programação do dia.
A origem da Assembleia de Deus

Os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg aportaram em Belém em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. Inicialmente frequentaram a Igreja Batista, mas sua ênfase no batismo no Espírito Santo gerou conflitos com a liderança local. A saída de um pequeno grupo de menos de 20 pessoas deu origem à nova comunidade, inicialmente chamada Missão da Fé Apostólica e mais tarde conhecida como Assembleia de Deus.

Hoje, a denominação é a maior igreja evangélica do Brasil, com milhões de membros e templos em praticamente todos os municípios do país.

JM Notícias

0 تعليقات

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino