Ultimas Noticias

Aline Couto pede atenção para pessoas ostomizadas



A vereadora Aline Couto (PSDB) fez apelo ao Governo do Estado em prol de pacientes ostomizados de Mossoró, hoje (21), na Câmara Municipal. Segundo ela, as bolsas recentemente fornecidas são de péssima qualidade e causam ferimentos ao serem retiradas. Alguns voltaram a usar sacos plásticos. “É uma situação desumana”, indigna-se.

Pessoa ostomizada é aquela que passou por cirurgia para fazer, no corpo, abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.

Aline Couto diz ter sido procurada por pacientes ostomizados, que relataram as dificuldades. Lembrou que, em 2019, seu mandato e a Câmara intermediaram solução para eles. Mas, a situação voltou a ficar difícil nas últimas semanas e afeta pessoas de Mossoró e região.

“Só sabe da importância da qualidade das bolsas quem utiliza ou quem tem familiar ou conhecido ostomizado. Além de tudo, há a atual crise sanitária. Fica nosso apelo para que o Governo do Estado socorra pacientes ostomizados e forneça bolsas de melhor qualidade”, reivindica.

Raio X

Ainda sobre saúde pública, Aline Couto confirmou reinício de exames de Raios X no Centro Clínico Vingt-un Rosado (PAN do bairro Bom Jardim) e que os exames são agendados, a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Quem tem requisição, deve procurar sua UBS”, orienta.

Cobal

No fim do seu pronunciamento, Aline Couto chamou atenção das autoridades de saúde para o risco de Covid-19 na Cobal. “Estive lá domingo, vi feirantes e visitantes sem máscara. Situação preocupante. Pessoas deixaram de ir lá por isso. Precisa de fiscalização e educação de equipe preparada, principalmente, nos finais de final de semana”, alerta.

Informações CMM

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino