Ultimas Noticias

Vereador Francisco Carlos defende inclusão digital em aulas remotas



O vereador Professor Francisco Carlos (PP) reafirmou apoio ao formato de aulas remotas na rede municipal, em discurso na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (26). O pronunciamento gerou debate, na sessão, sobre a necessidade de inclusão digital de parcela do alunado.

“É fato que parte dos alunos tem dificuldade de acesso à Internet por falta de equipamento ou de conexão. Temos duas opções: enfrentar a situação ou se intimidar diante dela. Precisamos enfrentá-la, para que a rede municipal não continue sem aula”, defende Francisco Carlos.

Entre as alternativas, discutidas na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (CECEL) da Casa, sexta-feira (22), está o apoio de operadoras e de empresas provedoras de Internet (responsabilidade social), solidariedade digital de vizinhos e outras ações.

Apartes

Durante o pronunciamento, a vereadora Sandra Rosado (PSDB) demonstrou preocupação com exclusão digital; o vereador Ozaniel Mesquita (DEM) defendeu atenção também aos professores; e o vereador Alex Moacir (PP) verba federal para inclusão digital em Mossoró.

O vereador Alex do Frango (PV) pediu números reais de quantos alunos e em quais bairros moram para ver como ajudar; o vereador Rondinelli Carlos (PL) propôs que o material pedagógico chegue às escolas de forma impressa para quem não tem acesso à Internet.

O vereador Petras (DEM) sugeriu mobilização da classe empresarial e discussão a nível nacional; o vereador Gilberto Diógenes (PT) pediu pesquisa para aferir percentual de excluídos e o vereador Tony Cabelos (PP) externou preocupação com alunos da zona rural.

Necessidade

Estima-se que 20% do alunado (cerca de quatro mil alunos) tenha limitação de acesso à Internet em Mossoró. Francisco Carlos agradeceu a colaboração dos colegas vereadores. “Existem escola com até 90% de inclusão, mas outras menos. Continuaremos em busca de soluções, pois é necessária a retomada das aulas de forma remota na pandemia”, conclui.

CMM

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino