Ultimas Noticias

Igreja Universal reduz compra de horários e agrava crise em TVs



Ricardo Feltrin
UOL

Emissoras menores que passaram os últimos anos no “azul”, ou pelo menos operacionais graças aos milhões arrecadados com a venda de horas de programação para a Igreja Universal estão em apuros, segundo a coluna do Ricardo Feltrin, do UOL, apurou junto ao mercado.

O caso mais grave é o da TV Gazeta, que perdeu até 50% da verba que a Igreja colocava lá todos os meses. A Universal continua tendo sua programação exibida na Gazeta, mas de forma muito mais contida.

Conforme o site “Notícias da TV” informou no ano passado, a Universal decidiu cortar de 30% a 40% a verba para compra de espaços em outras emissoras deTV , que não a Record. A estimativa do corte é de R$ 120 milhões (ou mais).

Além dessas TVs, a igreja fundada por Edir Macedo tem horários na Band, e na RedeTV, mas as duas viram as receitas desabarem este ano.

A Gazeta está promovendo demissões em massa desde a semana passada. Somente anteontem demitiu o diretor comercial e decidiu esticar os programas de varejo (que são produzidos pela própria emissora também).


Na última sexta, como antecipou o colunista do UOL Flávio Ricco, a Gazeta demitiu os apresentadores Celso Zucatelli e Ronnie Von.

A Band também enfrenta um péssimo momento. Além da crise financeira que a casa já enfrenta há anos, com o corte de mais de 35% de espaços (e consequentemente redução de pagamentos), a emissora está sendo obrigada a reprisar programas diurnos durante a madrugada (como forma de preencher espaço).

A RedeTV é outra prejudicada: em julho do ano passado, por exemplo ela tinha semanalmente cerca de 79h10min em sua programação só com igrejas.

Neste ano essa média já caiu para 57h45 –uma redução de quase 30% nas milagrosas verbas religiosas (com trocadilho).

Assim como a Band, a RedeTV também tem ocupado os espaços “vagos” da programação nas madrugadas e nos finais de semana com reprises de programas diurnos.

Não há nenhuma previsão de que esse dinheiro voltará, já que a Universal parece satisfeita apenas com seu canal arrendado, o 21, da Band.
Fonte: Coluna do Ricardo Feltrin – UOL

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino