Ultimas Noticias

Padre é expulso de Arquidiocese após chamar pobres de “raça miserável”



Após a divulgação de um vídeo polêmico, um padre que pertence a Diocese de Propriá, em Sergipe, mas que havia pedido transferência para Alagoas, foi expulso da Arquidiocese de Maceió.

O motivo foi a publicação de imagens onde o sacerdote aparece fazendo declarações controversas, como a que “pobre é uma raça miserável de lidar”.

O caso envolvendo o padre Givaldo Rocha teria acontecido em 20 de janeiro de 2018 durante uma celebração eucarística em homenagem aos festejos da padroeira de Santana do Mundaú, Nossa Senhora Sant’Ana. O vídeo repercutiu nas redes sociais e causou a revolta de fiéis.

Nas imagens é possível ver o padre lançando uma série de acusações contra moradores da localidade que supostamente teriam prometido ajudar nas barracas de comidas nos dias da festa.

“Eu costumo dizer que a igreja fez a evangélica opção preferencial pelos pobres, mas pense numa raça miserável de lidar é pobre. Com todo respeito, pois eu digo a vocês: são vocês, os pobres, que mantêm a igreja. Mas quando eu digo pobre, é sobretudo aqueles que querem somente se beneficiar por causa de um metro de asfalto. É uma vergonha”, destacou o padre.

Com a medida, padre Givaldo deve retornar para a sua diocese de origem e será impedido de celebrar no território da arquidiocese, ficando a cargo do seu bispo tomar as medidas punitivas.

Arquidiocese de Maceió divulgou uma nota sobre o ocorrido.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Arquidiocese de Maceió comunica que o padre Givaldo Rocha de Santana, da Diocese de Propiá, em Sergipe, que exercia a função de administrador paroquial na Paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana do Mundaú, não é *incardinado no Clero da Arquidiocese de Maceió. Portanto, o sacerdote estava no território arquidiocesano em experiência pastoral.
E, agora, por ordem do Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, no final do mês de fevereiro do corrente ano ele retorna a sua diocese de origem, em Propiá-SE.

*INCARDINAÇÃO: Termo jurídico canônico usado pela Igreja para exprimir o vínculo jurídico do sacerdote com a Arquidiocese.

Veja um trecho do vídeo
Fonte: Aqui Acontece

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino