Ultimas Noticias

Davi Alcolumbre é o primeiro judeu no comando do Senado



O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), 41 anos, se elegeu presidente do Senado neste sábado (2) ao obter 42 votos, um a mais que os 41 necessários para um candidato ganhar no primeiro turno. Dos 81 senadores, votaram 77. Ele recebeu os parabéns do pastor Silas Malafaia e foi alvo de uma reportagem de A Folha de S. Paulo sobre os judeus marroquinos que imigraram para o Norte do Brasil.
“A família do senador Davi Acolumbre desembarcou no Brasil em 1905, quando chegaram seus bisavôs maternos Alberto e Sarah Alcolumbre. Oito anos depois, nasceu em Belém Isaac Alcolumbre, avô materno do senador, que ganhou notoriedade no comércio de metais preciosos.
Nos anos 1930, chegaram José Tobelem e Maey Alcolumbre Tobelem, avô e avó paternos do senador. Eles estabeleceram-se inicialmente em Belém, no Pará, onde em 1948 nasceu o pai de Davi, Samuel José Tobelem.
Ainda na infância, Samuel mudou-se com os pais para o Amapá, onde fixou-se numa região entre os rios Matapi e Vila Nova. Junto com os irmãos, passou a atuar no comércio, comprando látex, borracha, peixe e produtos agrícolas das populações ribeirinhas. Os produtos depois eram revendidos na feira do povoado de Santana, que começava a se firmar como entreposto comercial.
Fernando Lottenberg, da Confederação Israelita, comentou:“As pessoas pensam que chegamos ao Brasil depois da Segunda Guerra, mas estamos aqui há 500 anos. Viemos junto com as caravelas.”



0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino