Ultimas Noticias

Morre pastor Huberto Kirchheim, ex-presidente da Igreja Luterana no Brasil



O ex-pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na gestão 1995-2002, Huberto Kirchheim, faleceu aos 80 anos de idade nessa segunda-feira, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, por volta das 21 horas. O velório ocorreu na tarde de terça-feira, no Memorial Jardim da Montanha, em Lajeado. O corpo foi levado para Roca Sales e velado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, com ato litúrgico, seguido de sepultamento no Cemitério Evangélico local.


Natural da localidade de Arroio da Seca, no município de Imigrante, Kirchheim atuou na região do Vale do Rio Pardo, inicialmente, de 1º de julho de 1970 até 14 de julho de 1975, na Paróquia de Venâncio Aires. Eleito pastor regional da antiga Região Eclesiástica 6, com sede em Santa Cruz do Sul, assumiu a tarefa em 1º de janeiro de 1990. Entre 1995 e 2002, exerceu a função de pastor presidente da IECLB. Em 2003 e 2004, em cedência, serviu à Igreja Evangélica Luterana da Baviera.

O pastor era casado com Marlene Kirchheim, com quem teve os filhos Roberto Eduardo, Susane Elisabeth e Ana Cristina. Entre as diversas tarefas que exerceu e comissões das quais fez parte destaca-se a caminhada ecumênica em nível nacional e mundial. Na sua aposentadoria, quando fixou residência na região de sua origem no Vale do Taquari, Huberto continuou a se dedicar voluntariamente à causa ecumênica e atuou no Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e da Educação.


Igreja Luterana emitiu nota

A Igreja Luterana emitiu nota em seu site lamentando a partida do pastor Huberto

Com grande pesar, compartilhamos o falecimento do pastor Huberto Kirchheim, ex-Pastor Presidente da IECLB (Gestão 1995-2002), aos 80 anos de idade.


O falecimento aconteceu hoje, 14 de janeiro de 2019, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS, por volta das 21 horas.

Que a paz de Deus, que excede todo o nosso entendimento,
guarde os nossos corações e os nossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4.7

O P. Huberto nasceu a 11 de dezembro de 1938, em Imigrante/RS (Arroio da Seca), filho de Leopoldo Otto Kirchheim e Laura Lagemann Kirchheim. Casou-se a 28 de setembro de 1963 com Marlene Kirchheim, com quem teve as filhas Susane Elisabeth, Ana Cristina e o filho Roberto Eduardo.

Huberto completou os seus estudos teológicos na Faculdade de Teologia em São Leopoldo/RS em junho de 1963, iniciando as atividades pastorais na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Palmitos/SC em agosto do mesmo ano. A 1º de julho de 1970, transferiu-se para a Paróquia de Venâncio Aires/RS, onde serviu até 14 de julho de 1975. A 15 de julho de 1975, iniciou atividades de assessoria na IV Região Eclesiástica. Eleito Pastor Regional, assumiu a função na Região IV a partir de 1º de janeiro de 1979. Eleito Pastor Regional da Região Eclesiástica VI, assumiu a tarefa a partir de 1º de janeiro de 1990. Entre 1995 e 2002, exerceu a função de Pastor Presidente da IECLB. Em 2003 e 2004, em cedência, serviu à Igreja Evangélica Luterana da Baviera.

Dentre as inúmeras tarefas que exerceu e comissões de que participou, lembrava com especial carinho a caminhada ecumênica em nível nacional e mundial, sobretudo o fato que, como um dos Vice-Presidentes, participou do Ato da Assinatura da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação da Federação Luterana Mundial e da Igreja Católica a 31 de outubro de 1999, em Ausburgo, na Alemanha. Na sua aposentadoria, quando fixou residência na região de sua origem no Vale do Taquari, continuou a se dedicar voluntariamente à causa ecumênica, do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e da Educação.

Rogamos que familiares e pessoas amigas se sintam sustentadas e carregadas neste momento de luto e despedida.

JM Notícia

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino