Ultimas Noticias

Disputa por cargo em megaigreja pentecostal termina em tiroteio



Um disputa interna em uma megaigreja pentecostal da África do Sul resultou em tiroteio, com três fiéis feridos e um escândalo sem precedentes. O motivo do desentendimento que evoluiu para violência foi uma posição de liderança na denominação que havia ficado vaga.

Segundo informações do portal sul-africano News24, o confronto aconteceu na quinta-feira, 01 de novembro, do lado de fora da International Pentecost Holiness Church (“Igreja Internacional Pentecostes e Santidade”, em tradução livre) em Silo, Zuurbekom.



O capitão e porta-voz da polícia de Gauteng, Mavela Masondo, explicou que a batalha começou quando um comboio de veículos transportando fiéis estacionou do lado de fora da igreja. “Quando eles estavam prestes a entrar nas dependências da igreja, outro grupo que estava dentro da igreja os atacou. Eles se confrontaram. Durante o confronto, armas de fogo foram usadas e três pessoas ficaram feridas”, acrescentou.

Além dos fiéis feridos, 12 carros foram gravemente danificados na luta, enquanto a polícia confiscou as armas de fogo. Uma testemunha que optou por permanecer anônima disse que os dois grupos rivais da igreja primeiro conversavam, mas depois começaram a atirar pedras uns aos outros, o que levou ao tiroteio.

“As pessoas que estavam filmando não se pareciam com membros da igreja”, disse a testemunha. “Eles estavam fortemente armados”, acrescentou.


A denominação, que tem mais de 3 milhões de fiéis na África do Sul e nos países vizinhos, teria sido dividido após a morte de seu líder, Glayton Modise, em 2016. Lutas pelo papel de liderança vago levaram a uma série de batalhas judiciais, mas a questão permanece sem solução.

Outro membro que não foi identificado disse ao portal News24 que ele e outros que chegaram na manhã de quinta-feira no comboio de veículos foram atacados “sem razão”: “Eles acabaram de chegar em um grande grupo, armados com armas, paus e tijolos, e nos atacaram. Nós então fugimos a pé, deixando nossos veículos para trás. Eles então danificaram nossos carros e dispararam tiros em nossa direção”, relatou.

O evento na quinta-feira foi feito para ser uma congresso voltado a homens, que começou com o louvor e foi interrompido pela briga. Uma testemunha ocular disse que os membros da igreja que disparavam armas “pareciam não estar tentando matá-los, mas estavam simplesmente tentando assustá-los”.

Outro membro da igreja que retornou ao seu veículo ileso disse que estava em choque com o que havia acontecido: “Tudo o que eu conseguia pensar era Deus. Deus estava conosco porque eles dispararam muitos tiros, mas apenas uma pessoa foi ferida”, disse o fiel. “Deus sabe por que isso aconteceu e Ele vai nos vingar”, acrescentou, garantindo que os cultos no templo continuarão sendo realizados. “Vamos ficar aqui na igreja e orar sobre isso”, disse ele.

Os combates continuaram por horas, disseram policiais, com oficiais chegando ao local impedindo sucessivamente que mais membros da igreja se juntassem ao confronto. Nenhuma prisão ainda foi feita no incidente, embora Mosando tenha revelado que haverá policiamento ostensivo na área.

Noticias Gospel

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino